Literatura e fotografia

Um passeio no Recife de antigamente pelas fotos de Ivan Granville

Cepe lança 'O Terceiro Homem - A Fotografia' e o Recife' com as fotos de Ivan Granville, com produção e textos de Frederico Toscano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/07/2017 às 14:00
(Foto: Ivan Granville/ Divulgação)
Cepe lança 'O Terceiro Homem - A Fotografia' e o Recife' com as fotos de Ivan Granville, com produção e textos de Frederico Toscano - FOTO: (Foto: Ivan Granville/ Divulgação)
Leitura:

Alcir Lacerda, Alexandre Berzin, Benício Dias, Cláudio Dubeux e Lula Cardoso Ayres. O time do grandes fotógrafos que se dedicaram a retratar as gentes, costumes e paisagens pernambucanas no século passado ganha mais um titular para a coleção que a Cepe Editora está escalando, com o lançamento de O Terceiro Homem – A Fotografia e o Recife de Ivan Granville. Organizado pelo historiador e gastrônomo Frederico Toscano, a obra tem lançamento hoje (27), às 19h, na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife.

Obra e vida

Granville (1910-1975) é no entender do historiador Frederico Toscano, que assina o texto principal e organiza as imagens do livro, um artista “da geração dos grandes fotógrafos nascidos nos primeiríssimos anos do século XX, que, como modernos, mudaram a visão da prática fotográfica, reforçando na fotografia seu 'espírito de universalidade', seu humanismo, uma energia que igualaria o homem de todas as nações por suas imagens”.

Suas imagens chegaram até os dias de hoje preservadas da melhor maneira que podia fazer a neta Danniele Granville, que, por intermédio de Frederico, junto aos familiares, conseguiu reunir o máximo de informações e material deixados por Ivan.

Em suas 238 fotografias, o livro documenta praticamente quatro décadas. Ao folhear as suas 250 páginas, vê-se a profunda transformação do Recife, tanto urbanística quanto humana. Momentos que desapareceram na história.

Todo e qualquer assunto interessava a Granville, que apontou suas lentes de sua Leica – e talvez até de uma Roleiflex – para jovens flanando pela calçada da Praia de Boa Viagem e as linhas de bonde do então distante balneário, as lavadeiras da beira do rio, os corsos no Centro do Recife, os bailes nos clubes sociais, os barbeiros e as feiras populares, os veleiros no Cais da Alfândega, a barca a motor de passageiros cruzando o Capibaribe, a Quarta Frota dos Estados Unidos durante da 2ª Guerra Mundial, entre tantos outros temas.

Além dos temas cotidianos, Ivan Granville se dedicou a fotografar paisagens rurais, os subúrbios ribeirinhos as praias do nosso litoral e seus monumentos, igrejas e fortes. São testemunhos de um homem apaixonado pela fotografia, ativo participante de salões e do Foto Cine Clube do Recife, embora sua profissão tenha sido a de um contador, foi ela que permitia desempenhar a sua arte, praticada durante suas cotidianas caminhadas, como talvez um dândi ou flaneur, de olhos bem atentas, uma câmara na mão e a sensibilidade de um poeta da imagem.

O Terceiro Homem – A Fotografia e o Recife de Ivan Granville, organizado por Frederico Toscano, Cepe Editora, 250 páginas. R$ 100. Lançamento hoje, 19h. Arte Plural Galeria, na Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife. Fone: (81) 3424-4431

Últimas notícias