NOVIDADES

Confira os autores confirmados para a Fenelivro

Feira literária acontece ainda neste mês de setembro e vai celebrar a memória histórica

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 06/09/2017 às 14:11
Foto: Reprodução
Feira literária acontece ainda neste mês de setembro e vai celebrar a memória histórica - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

"Cada memória individual é um ponto de vista sobre a memória coletiva”, escreveu o sociólogo Maurice Halbwachs na primeira metade da década de 1940. Na época, o mundo estava profundamente marcado pela Segunda Guerra Mundial e o Brasil se encontrava em pleno Estado Novo. Os anos passaram, o País enfrentou uma ditadura militar e muitas mudanças sociais e culturais, mas a necessidade de se pesquisar e falar sobre o que já passou ainda é imprescindível. É justamente a partir do tema Histórias Memória História que vai se construir a programação da Feira Nordestina do Livro, a Fenelivro, organizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e pela Andelivros.

Os convidados da feira, que terá sua terceira edição, foram divulgados ontem, em coletiva de imprensa. A Fenelivro ocorre entre os dias 20 e 24 deste mês, no Centro de Convenções, em Olinda, com entrada e programação gratuitas (esta será anunciada na próxima semana). Da Zona da Mata Sul pernambucana veio a inspiração para os homenageados: o dramaturgo Hermilo Borba Filho, que completaria 100 anos em 2017, e o escritor contemporâneo José Luiz Passos – que também irá lançar o livro, Antologia Fantástica da República Brasileira no primeiro dia da feira.

Homenageados

A escolha dos homenageados está integrada no tema da memória, assim como muitos outros nomes da programação. Xico Sá, Fernando Monteiro, Raimundo Carrero, Sidney Rocha, Rosinha e Luiz Felipe Campos são alguns dos escritores locais que participam da programação. Como atração internacional, a Fenelivro convidou o português Gonçalo M. Tavares, que irá ministrar uma oficina de escrita criativa. Vencedor de prêmios como os José Saramago, Portugal Telecom e Ler/Millenium, Gonçalo ganhou grande reconhecimento da crítica e do público com seu romance Jerusalém, publicado em 2004.

Segundo o presidente da Cepe, Ricardo Leitão, a Fenelivro é de grande importância diante do cenário atual da queda de vendas de livros no Brasil. "Continuo acreditando nas feiras literárias como uma maneira de reaproximar o público da leitura”, disse. “Apenas um terço dos municípios brasileiros têm livrarias hoje, então, precisamos divulgar esses eventos."

Uma das formas encontradas para atrair parte do público continua sendo oferecer transporte gratuito aos estudantes das escolas públicas. A programação, além das oficinas, terá debates, espaço infantil, apresentações artísticas e venda de livros em estandes de diversas editoras.

Últimas notícias