Poesia

Nivaldo Tenório renova tradição de Garanhuns na literatura

Em Ninguém Detém a Noite, Nivaldo Tenório constrói uma obra sem arestas e que provoca o leitor a cada página.

Marcelo Pereira
Cadastrado por
Marcelo Pereira
Publicado em 24/10/2017 às 16:14
Divulgação
Em Ninguém Detém a Noite, Nivaldo Tenório constrói uma obra sem arestas e que provoca o leitor a cada página. - FOTO: Divulgação
Leitura:

Nivaldo Tenório integra um grupo de escritores de Garanhuns de uma geração que está renovando a literatura pernambucana distante – pelo menos geograficamente – da capital. Seu grupo se reuniu por volta 2008 para trocar experiências literárias em torno do fanzine e selo editorial u-Carbureto, pelo qual lançaram seus primeiros livros. Dele fazem parte, além de Nivaldo, talentosos autores que, posteriormente, foram premiados em concursos: Helder Herik (Prêmio Pernambuco de Literatura, com Dromedário Rinoceronte, poesia), Paulo Gervais (Prêmio Pernambuco de Literatura, com Paulatim, poesia) e Mário Rodrigues (Prêmio Nacional Sesc de Literatura, Receita para se Fazer um Monstro, contos).

Embora o fanzine não circule desde 2014 e o selo encontre-se em recesso, eles estão cada vez mais ativos, participando dos eventos que ocorrem na cidade, no Recife e mais recentemente de festas e feiras literárias pelo País afora.

TRADIÇÃO

O grupo dá continuidade à tradição literária de Garanhuns, na qual se inclui a contista e romancista Luzilá Gonçalves Ferreira e o poeta José Mário Rodrigues, ambos integrantes da Academia Pernambucana de Letras, o romancista Jodeval Duarte e Luiz Jardim, que além de contista, romancista e dramaturgo era também pintor.

Nivaldo leva a sério a literatura. Atento e seletivo, lê não somente autores brasileiros e do cânone universal como também o que de melhor se faz contemporaneamente – era leitor, por exemplo, de Kazuo Ishiguro antes de ele ganhar o Nobel de Literatura deste ano. Nivaldo frequentou a oficina de Raimundo Carrero, um de seus maiores incentivadores.

Com o estilo seco, a observação aguda do homem e suas circunstâncias e a palavra exata, constrói em Ninguém Detém a Noite uma obra sem arestas e que provoca o leitor a cada página.

Nivaldo Tenório estreou com Dias de Febre na Cabeça, lançado pelo selo u-Carbureto e ganhou nova edição da Confraria do Vento. Ninguém Detém a Noite é o seu segundo volume de contos e tem lançamento sábado às 17h30, na Livraria da Praça, na Praça de Casa Forte.

Últimas notícias