CHINA

Escritor Yang Tongyan morre após ser libertado por razões médicas

Dissidente chinês cumpriu quase toda a pena de 12 anos por "subversão" e tinha tumor no cérebro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/11/2017 às 11:20
Aaron Tam/AFP/Arquivos
Dissidente chinês cumpriu quase toda a pena de 12 anos por "subversão" e tinha tumor no cérebro - FOTO: Aaron Tam/AFP/Arquivos
Leitura:

O escritor e dissidente chinês Yang Tongyan morreu pouco depois de ter sido libertado por razões médicas, tendo praticamente cumprido sua pena de 12 anos de prisão por "subversão", anunciaram nesta quarta-feira (8/11) organizações de defesa dos direitos humanos.

Yang, de 56 anos, morreu na terça-feira, três meses após ser submetido a uma cirurgia para remover um tumor cerebral, informou a Anistia Internacional, citando fontes próximas ao dissidente.

As ONGs denunciam regularmente que o regime comunista deixa que a saúde dos detentos se deteriore na prisão para libertá-los quando estão perto da morte. O prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo faleceu em julho em decorrência de um câncer no fígado, algumas semanas após ser libertado.

O anúncio da morte de Yang Tongyan coincide com a visita do presidente americano Donald Trump à China.

Freedom to Write

Yang recebeu o prêmio "Freedom to Write" em 2008 da PEN America, uma organização dedicada à liberdade de expressão, e também faz parte do Independent Chinese Pen Center.

O escritor foi condenado em 2006 a doze anos de prisão por ter publicado artigos críticos ao governo.

Últimas notícias