Crônicas

Malu Silveira fala francamente sobre o amor em seu primeiro livro

'Tudo Passa, Esse Amor Vai Passar Também' será lançado na próxima quarta-feira (16), no Bairro do Recife

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 13/05/2018 às 5:00
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
'Tudo Passa, Esse Amor Vai Passar Também' será lançado na próxima quarta-feira (16), no Bairro do Recife - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Como curar a frustração de um desamor? Dizem que um amor só se cura com outro. Outros dizem que não tem cura. Mas também tem pessoas que aproveitam esse ínterim de rompimento – chamado popularmente de “fossa” – para se conhecer melhor e até tentar ajudar outras que estão vivendo esta mesma situação. É o caso da jornalista pernambucana Malu Silveira, de 26 anos, que cresceu encontrando nas palavras e reflexões muitos consolos e descobertas para a sua vida sentimental. Suas crônicas, já conhecidas do blog e a coluna O Amor Que Guardei Para Mim, no Portal NE10, agora chegam em formato de livro independente intitulado Tudo Passa, Esse Amor Vai Passar Também, que será lançado no Recife na próxima quarta-feira (16).

“Eu sempre tive vontade de escrever um livro, mas não imaginava que fosse de crônicas. Quando eu fiz o blog e passei a assinar a coluna para o NE10, comecei a pensar que isso poderia se tornar um livro, mas somente na minha cabeça. Depois de um problema de saúde que tive e me estabilizei, quis dar andamento a alguns projetos que só ficavam no papel, e esse livro era um deles”, revela Malu.

Em 64 páginas, Malu Silveira entrega vinte crônicas na publicação. Desse número, dez são textos já publicados na coluna e no blog e dez são inéditos para o livro. O projeto gráfico é assinado por Maryna Moraes, da Editoria de Artes do Jornal do Commercio.

Na obra, a Malu que o público já conhece na coluna e no blog ganha mais inspiração. A cada linha escrita, somos convidados a bater um papo bem sincero sobre os sentimentos, gerando uma identificação imediata. A informalidade na linguagem – que também é uma característica do gênero crônica – faz com que a jornalista se torne aquela amiga mais próxima, que não mede palavras para “mandar a real” sobre vários assuntos.

“Eu sempre achei que vivemos num mundo extremamente arrogante no ponto de vista literário e cultural. E eu estava cansada de ler os mesmos textos ou demasiadamente complicados de entender, ou que não me acolhesse enquanto pessoa. Eu queria ser para outras pessoas o que não foram comigo. E quando elas lessem um texto meu, não vissem como mais um, de frases feitas. Eu tento fazer com que eu esteja ao lado dela de alguma forma dizendo o quanto isso é difícil e eu entendo”, esclarece.

Ao equilibrar sensibilidade sem perder a sinceridade, Malu Silveira não quer fazer de Tudo Passa, Esse Amor Vai Passar Também um livro de autoajuda. “Isso não é um manual. São as minhas impressões do que é viver uma decepção amorosa. Não é tipo ‘como superar um homem em dez dias’, sabe?”, brinca.

Na verdade, cada linha se mostra um coração aberto para consolar, confortar e refletir. “Espero que as pessoas aprendam com o livro que precisamos ter cuidado com nossas relações. E ao fim delas, não pulemos etapas. É necessário viver os sentimentos bons e ruins de um relacionamento que acaba. Mas a maior lição dele é que sem amor a gente não é nada”, conclui Malu.

SERVIÇO

Lançamento do livro Tudo Passa, Esse Amor Vai Passar Também, de Malu Silveira – Quarta (16), às 19h, no Recife Antigo Hostel (Rua da Guia, 117, Bairro do Recife). Preço: R$ 35

Últimas notícias