PRÊMIO

Milton Hatoum ganha o Prêmio Juca Pato

O escritor manauara Milton Hatoum conquista o Prêmio Juca Pato com o romance 'A noite da espera'

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 12/09/2018 às 10:02
Foto: Agência Estado
O escritor manauara Milton Hatoum conquista o Prêmio Juca Pato com o romance 'A noite da espera' - FOTO: Foto: Agência Estado
Leitura:

O escritor Milton Hatoum, cronista do Caderno 2, foi o vencedor do Prêmio Juca Pato por seu romance A Noite da Espera (Companhia das Letras). O lançamento marcou a volta do autor ao gênero, nove anos depois do lançamento de Órfãos do Eldorado. Seu novo livro, o primeiro da trilogia O Lugar Mais Sombrio, tem como pano de fundo o Brasil sob a ditadura militar e acompanha Martim, jovem paulista que se muda para Brasília com o pai, nos anos 1960, depois de uma traumática separação da mãe. Na nova Capital Federal, faz amizade com adolescentes de diversas classes sociais.

Trajetória 

Nascido em Manaus, o ficcionista estreou com Relato de um certo Oriente, publicado em 1989, que conquistou o prêmio Jabuti na categoria Melhor romance do ano. Seu segundo romance, Dois irmãos, de 2000, foi traduzido para doze idiomas e adaptado para a televisão, teatro e quadrinhos. Com Cinzas do Norte, de 2005, Hatoum vence novamente o Jabuti, além dos prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom.

Últimas notícias