Acessibilidade

Dramaturgia de 'Sonho de Primavera' é lançada em braille

Rosália Calsavara e Moisés Neto estão à frente do projeto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/09/2018 às 20:56
Danielle Jaimes/Divulgação
Rosália Calsavara e Moisés Neto estão à frente do projeto - FOTO: Danielle Jaimes/Divulgação
Leitura:

Para Rosália Calsavara e Moisés Neto, fortalecer o movimento de inclusão nas artes tem se tornado uma missão e, por isso, eles lançam o livro Sonho de Primavera, em braille, dia 25 de setembro, às 16h, na Biblioteca Pública Estadual. A publicação faz parte de um projeto que visa editar dramaturgias para pessoas com deficiência visual e, para isso, a obra também será acompanhada por uma audiodescrição da peça.

Apesar dos vários avanços nas últimas décadas, a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais ainda é precária em diversas esferas da vida social. Tome-se como exemplo a histórica falta de estrutura dos espaços públicos e privados para atender essa parcela da população ou ainda o cerceamento do acesso a produtos artísticos. Mas, um número crescente de artistas como Rosália e Moisés têm se movimentado para transformar essa realidade.

A obra que eles adaptam, o musical Sonho de Primavera, escrito por eles, foi um sucesso que passou sete anos em cartaz no Recife. Rosália, que já lançou duas obras em braille, No Balanço do Mar e Gente Feliz, adianta que ainda há muitas ações por vir.

NOVOS ESPAÇOS

“Estamos elaborando um projeto chamado Primavera em Braille, que será uma peça adaptada para cegos. Precisamos abrir espaços para que mais e mais pessoas possam desfrutar da arte e exercer sua cidadania”, enfatiza.

A ideia é reforçada por Moisés Neto, que em texto sobre o projeto pontua a importância de desenvolver peças que não sejam baseadas só nas falas e marcações dos atores.

“É necessário que alguém descreva a cena, a audiodescrição, ou algo parecido com novela de rádio. Tentamos sensações que ajudem na compreensão da história; uma peça que não se enxergue, mas que se possa imaginar”, explicou Moisés em um texto sobre o projeto, que nasceu de uma parceria com a Associação Pernambucana de Cegos (Apec).
l Lançamento do livro Sonho de Primavera em braille – hoje, às 16h, na Biblioteca Pública Estadual (Rua João Lira, s/n, Santo Amaro). Informações: 3181-2642

Últimas notícias