LANÇAMENTO

Pernambucana lança livro-reportagem sobre a luta pela independência catalã

A jornalista Taíza Brito, que presenciou de perto os eventos, lançará "Catalunha, entre a esperança e a tempestade" na próxima terça (2), em evento na Unicap

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/03/2019 às 16:33
Foto: Reprodução/Facebook
A jornalista Taíza Brito, que presenciou de perto os eventos, lançará "Catalunha, entre a esperança e a tempestade" na próxima terça (2), em evento na Unicap - FOTO: Foto: Reprodução/Facebook
Leitura:

A jornalista pernambucana Taíza Brito lança, na próxima terça (2), no Recife, o livro-reportagem "Catalunha, entre a esperança e a tempestade", em evento na Universidade Católica de Pernambuco. O texto aborda acontecimentos que levaram políticos e ativistas catalãs ao banco dos réus na Espalha e ao exílio por conta do processo independentista, o qual a autora acompanhou de perto. "Grande parte do material do livro provêm de publicações que realizei no blog Mundo Afora e de matérias publicadas como colaboradora no Jornal do Commercio", explica Taíza.

A apresentação será a partir das 19h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do Bloco B da Unicap. No lançamento, que ocorrerá durante aula inaugural da 11ª Turma de Especialização em Ciência Política, a jornalista e o professor Manoel Moraes farão uma palestra com o tema "Democracia e os desafios dos particularismos contemporâneos”. O evento contará com o apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, por proposição do deputado Isaltino Nascimento (PSB).

O livro

A narrativa começa na madrugada do dia 1º de outubro de 2017, quando mais de dois milhões de pessoas foram aos colégios eleitorais da Catalunha votar no referendo de autodeterminação. O relato segue pelos episódios que se sucederam dali por diante, chegando temporalmente até novembro de 2018, quando o Ministério Público espanhol divulgou as penas solicitadas para os presos catalães, que estão sendo julgados agora pelo Tribunal Supremo da Espanha.

O prólogo do livro é assinado pelo jornalista Vicent Partal, diretor do jornal digital Vilaweb, que destaca os porquês do sonho independentista e faz um paralelo entre o Brasil e a Espanha em termos de criminalização de certos projetos políticos através de tribunais judiciais. O livro também inclui entrevistas com correspondentes internacionais da Alemanha, França e Argentina, que dão seu ponto de vista sobre o caso, e com o então chefe da Diplomacia Pública da Catalunha, Martí Estruch.

Novos recursos

A novidade do lançamento está nos recursos para facilitar a compreensão do litígio entre a Catalunha e a Espanha pelo público de língua portuguesa. Códigos QR ao longo da narrativa dão acesso a reportagens de jornais e de emissoras de TV na internet e a vídeos publicados nas redes sociais. Fotos cedidas pelo fotojornalista catalão Albert Salamé completam a narrativa.

Últimas notícias