formação

Oficina do Sesc traz formação para produtores e curadores de literatura

A Oficina Gestão, Produção e Curadoria em Literatura conta com nomes como Josélia Aguiar e Júlio Ludermir

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/06/2019 às 16:04
Maurício Hora\Divulgação
A Oficina Gestão, Produção e Curadoria em Literatura conta com nomes como Josélia Aguiar e Júlio Ludermir - FOTO: Maurício Hora\Divulgação
Leitura:

Se as oficinas literárias e de publicação são relativamente comuns, a formação de pessoas que atuem em outros pontos da cadeia do livro é mais rara. A partir deste sábado (29), o Sesc Santa Rita dá início à Oficina Gestão, Produção e Curadoria em Literatura, que acontece na Caixa Cultural (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife), com o intuito de ajudar na qualificação de quem quer atuar em projetos literários. O curso acontece  até o dia 17 de agosto, sempre aos sábados, das 9h às 14h.

A primeira aula é com o produtor e escritor pernambucano radicado no Rio de Janeiro Júlio Ludemir, que aborda a elaboração de projetos. Na semana seguinte, é a vez da poeta e gestora pernambucana Mariane Bigio falar da captação de recursos. A jornalista mineira Jéssica Balbino pensa a curadoria fora do eixo no dia 20 de julho.

Nas semanas posteriores, a escritora pernambucana Patrícia Vasconcelos, a poeta e gestora pernambucana Cida Pedrosa e a jornalista e curadora baiana Josélia Aguiar também participam da oficina. Suas aulas serão, respectivamente, sobre publicação e circulação, políticas culturais e, por fim, curadoria e gestão.

As inscrições para o curso custam R$ 80 (público geral) e R$ 40 (trabalhadores do comércio e dependentes). Informações podem ser obtidas no telefone 3224-7577.

Programação

29/6 - Júlio Ludemir – Elaboração de projetos culturais em Literatura

6/7 - Mariane Bigio – Políticas Públicas e Captação de Recursos para a Literatura

20/7 - Jéssica Balbino – Deslocamento e Pluralidade: a curadoria fora do eixo

27/7  - Patrícia Vasconcellos – Publicação e Circulação Literária

3/8 - Cida Pedrosa – Políticas Culturais em Tempos de Crise: caminhos possíveis

17/8 - Josélia Aguiar – Fundamentos da Curadoria e Gestão de Projetos em Literatura

Últimas notícias