'Essa Gente'

Novo livro de Chico Buarque chega às livrarias em novembro

Obra é o primeiro lançamento do escritor após vencer o Prêmio Camões

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/10/2019 às 15:10
Reprodução
Obra é o primeiro lançamento do escritor após vencer o Prêmio Camões - FOTO: Reprodução
Leitura:

Após ser laureado com o Prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura em língua portuguesa, Chico Buarque se prepara para lançar Essa Gente. O livro editado pela Companhia das Letras chega às livrarias dia 14 de novembro.

Um dos principais compositores do Brasil, Chico Buarque é também um expoente da literatura nacional. Com romances como O Irmão Alemão, Leite Derramado, Budapeste e Benjamim, o carioca é responsável também pela escrita de peças e uma novela, Fazenda Modelo (1974).

SOBRE 'ESSA GENTE':

De acordo com o o texto de Sérgio Rodrigues, divulgado pela Companhia das Letras, "há pontos de contato entre Chico Buarque e o protagonista de Essa gente". No entanto, buscar aspectos  autobiográficos na obra seria, segundo ele, um beco sem saída. Para Rodrigues, a obra é o romance mais áspero entre os já publicados por Chico.

"A história contada em forma de pequenos capítulos de diário, quase todos datados de um passado tão recente que se pode chamar de atualidade, é mais um de seus quebra-cabeças narrativos com fumaças de literatura policial. No entanto, a reflexão sobre a linguagem que é uma dimensão estruturante das ficções buarquianas se ancora desta vez no estilo mais imediato de todos: o do apontamento rápido, feito para auxiliar a memória do próprio apontador no futuro, quando houver distância e lucidez para transformar o tumulto do presente numa história redonda. Sim, estamos no nebuloso país do agora. A parte da brincadeira que cabe ao leitor é mais decisiva do que nunca.", escreveu.

Últimas notícias