LUTO

Morre o escritor Pedro Veludo, vencedor do Prêmio Cepe Nacional de Literatura

Português, o autor morou 30 anos da América do Sul. Ele faleceu aos 72 anos, em seu país natal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/12/2019 às 14:41
Foto: Divulgação
Português, o autor morou 30 anos da América do Sul. Ele faleceu aos 72 anos, em seu país natal - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Faleceu nesta quinta-feira (12) o escritor português Pedro Veludo, aos 72 anos, na cidade de Setúbal, em seu país natal. O autor - também naturalizado brasileiro, publicou seu último livro pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em 2018. Intitulado de "O filho das viúvas", o romance venceu o  IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura.

Seguindo o estilo do realismo mágico, a narrativa de 252 páginas traz doses de humor e ironia livremente baseados nos costumes do interior sul-americano, onde Pedro Veludo viveu por 30 anos. "A história é muito ligada a minhas vivências no Brasil (e viagens pela América do Sul) que, mercê de meu emprego como engenheiro, me proporcionou conhecer todos os estados brasileiros e me apaixonar pela simplicidade das gentes de cada lugar", descreveu na época do lançamento.

LAMENTO

Para Diogo Guedes, editor da Cepe, este romance é uma amostra da paixão de Pedro Veludo pela literatura, "com a trama de um homem que descobre acidentalmente um livro - o leitor se vê fisgado tanto pelo mistério da autoria do manuscrito como pela busca, dentro da sua narrativa, de uma personagem pela sua mãe."

Com 24 livros publicados, sendo a maioria no segmento infantil, Pedro obteve reconhecimento também com a conquista do segundo lugar no Prêmio Jabuti 2014 na categoria infantil pelo título "Da guerra dos mares e das areias: fábula sobre as marés" (Quatro Cantos).  

Últimas notícias