COLUNA ESCRITA

Em 'As Pequenas Virtudes', Natalia Ginzburg revela força e sagacidade na vida cotidiana

Nova edição do livro originalmente publicado em 1962 pela autora italiana Natalia Ginzburg chega ao Brasil através da Companhia das Letras

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 04/02/2020 às 16:17
Foto: Reprodução
Nova edição do livro originalmente publicado em 1962 pela autora italiana Natalia Ginzburg chega ao Brasil através da Companhia das Letras - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Quase 60 anos separam o lançamento original do livro As Pequenas Virtudes da nova edição, que acaba de chegar no Brasil pela Companhia das Letras (128 pgs, R$ 44,90). Nos 11 textos que permeiam entre tons ensaístico e autobiográfico, a escritora italiana Natalia Ginzburg, que faleceu em 1991, compartilha com seus leitores reflexões poderosas sobre os efeitos da Segunda Guerra na sociedade italiana, maternidade, diferenças geracionais e o próprio ofício de escritora. A primeira parte é mais pessoal e traz relatos de seu tempo de exílio e de quando morou em Londres. Mas são os textos da segunda parte que se revelam mais confessionais e atemporais, como o ensaio que dá título ao livro ou o belíssimo O Filho do Homem.

"No que diz respeito à educação dos filhos, penso que se deve ensinar a eles não as pequenas virtudes, mas as grandes. Não a poupança, mas a generosidade e a indiferença ao dinheiro; não a prudência, mas a coragem e o desdém ao perigo; não a astúcia, mas a franqueza e o amor à verdade; não a diplomacia, mas o amor ao próximo e a abnegação; não o desejo de sucesso, mas o desejo de ser e de saber", diz em trecho do ensaio homônimo ao livro. 

Confira as outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (4):

- Mais uma Oficina de Escrita Literária confirmada no Recife em março. O premiado Marcelino Freire desembarca em sua terra natal para ministrar três dias de aulas (20,21 e 22), na Garrido Galeria, em Casa Forte. Infos: [email protected]

- O paraibano Gael Rodrigues lança em fevereiro A Menina Que Engoliu um Céu Estrelado, livro vencedor da sexta edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infanto Juvenil de 2018. As lindas ilustrações são de Renato Alarcão. 

- A capital do Pará volta a ser protagonista na obra de Edyr Augusto com o thriller Belhell, lançado ainda este mês pela Boitempo. A violência da vida urbana clandestina de Belém é contada neste sétimo lançamento do escritor paraense. O livro também será lançado na França pela editora Asphalte.

- Uma das efemérides mais marcantes de 2020 é a celebração dos 100 anos de Clarice Lispector, em dezembro. Até lá, a editora Rocco a está homenageando com o projeto #365diasdeClarice no Instagram. Todos os dias uma postagem com uma frase marcante da escritora.

Últimas notícias