RECOLHIMENTO

Governo de Roraima censura 'Macunaíma' e outros 42 livros e depois recua

Segundo a Secretaria de Educação de RO, ''Macunaíma'' e os livros apresentam 'conteúdos inadequados'

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/02/2020 às 22:02
Foto: Reprodução
Segundo a Secretaria de Educação de RO, ''Macunaíma'' e os livros apresentam 'conteúdos inadequados' - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Em um memorando distribuído nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Educação de Rondônia ordenou o recolhimento de 43 livros que julga terem "conteúdos inadequados" para crianças e adolescentes, dentre eles, Macunaíma, obra de Mário de Andrade que entrou em domínio público em 2016, recorrentemente exigida em vestibulares. Depois, a pasta recuou após questionamentos à medida. Caso o governo de Rondônia insistisse em expurgar os livros, se o caso prosperasse e terminasse no STF, a medida seria anulada, como ocorreu no passado com a obra de Monteiro Lobato, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE) pediu a retirada do livro As Caçadas de Pedrinho, alegando haver conteúdo racista.

Os livros levam nomes de autores consagrados, como Mário de Andrade, Euclides da Cunha, Caio Fernando Abreu, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca. A relação dos nomes ainda traz uma observação: "Todos os livros do Rubem Alves devem ser recolhidos". O escritor morreu em 2014 e escrevia sobre educação, questionando sempre o formato tradicional das escolas. A lista inclui o clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha, sobre o massacre em Canudos do líder Antonio Conselheiro e seus seguidores.

O secretário de Educação do Estado, Suamy Vivecanda, disse que tudo se tratava de "fake news". Mas, após ser confrontado com as imagens do processo no sistema da pasta, afirmou que não estava presente na secretaria, ao longo da semana, e que não tinha conhecimento da medida e assegura que não vai haver o recolhimento dos livros.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, é filiado ao PSL, que é o ex-partido do presidente Jair Bolsonaro. O presidente, junto com os seus aliados, insiste na tese de que há doutrinação nas escolas e nos livros didáticos e paradidáticos. No início de 2020, Bolsonaro afirmou que os livros escolares "têm muita coisa escrita", vendo a necessidade de "suavizar".

Os documentos que ordenam o recolhimento dos 43 livros foram encaminhados aos coordenadores regionais de Educação de Roraima, e a ordem ainda consta no sistema de processos da secretaria. Depois da divulgação das imagens com a lista dos nomes dos livros e a ordem de recolhimento, a secretaria tornou o processo 'secreto' às 11h41, conforme registro no sistema. Ainda na tarde desta quinta-feira, a Coordenação Regional de Educação da pasta encaminhou uma nova mensagem para os coordenadores, comunicando o aborto da ordem. "Missão de recolhimento dos livros abortada. Caso façam contato com vocês sobre o tema, por favor, peçam que entrem em contato com a CRE [Coordenação Regional de Educação]", informou a mensagem.

Mesmo contendo o nome do secretário de Educação do Estado, o memorando-circular 4/2020 é assinado de forma eletrônica pela diretora geral de Educação, Irany Morais. O documento, em um trecho, se refere aos educadores, aconselhando eles a "estarem atentos as demais literaturas já existentes ou que chegam nas escolas" para que "sejam analisadas e assegurados os direitos do estudante de usufruir das mesmas com a intervenção do professor ou sozinho sem constrangimentos ou desconfortos".

O secretário de Educação de Rondônia explicou que as determinações saem, de fato, do seu gabinete, mas não tem a mínima ideia de como os documentos foram parar no sistema, "Mesmo assim, vou, na semana que vem, avaliar o que realmente aconteceu", prometeu.

Confira a lista de livros

  1. O melhor De - Caio Fernando Abreu
  2. Macunaíma, O Herói Sem Nenhum Caráter - Mário de Andrade
  3. Poemas Escolhidos - Fernando Gullar
  4. A Volta Por Cima - Carlos Heitor Cony
  5. Mar de Histórias - Aurélio Buarque de Holanda/Todos Os Volumes
  6. O Irmão Que Tu Me Deste - Carlos Heitor Cony
  7. A Menina De Cá - Carlos Nascimento Silva
  8. Diário De Um Fescenino - Rubem Fonseca
  9. Bufo & Spallanzani - Rubem Fonseca
  10. O Melhor de Rubem Fonseca - Rubem Fonseca
  11. Secreção Excreções e Desatinos - Rubem Fonseca
  12. Guia Millôr da História Do Brasil - Ivan Rubino Fernandes
  13. O Ventre - Carlos Heitor Cony
  14. Os Prisioneiros - Rubem Fonseca
  15. Agosto - Rubem Fonseca
  16. Beijo No Alfato - Rubem Fonseca
  17. Amálgama - Rubem Fonseca
  18. Rosa Vegetal de Sangue - Carlos Heitor Cony
  19. O Mistério da Moto de Cristal - Ana Lee & Carlos Heitor Cony
  20. Estrangeira - Sonia Rodrigues
  21. O Doente Moliére - Rubem Fonseca
  22. A Coleira Do Cão - Rubem Fonseca
  23. O Melhor De Nelson Rodrigues - Nelson Rodrigues
  24. 13 Dos Melhores Contos De Amor - Rosa Manda Strausz
  25. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
  26. O Castelo - Franz Kafka
  27. Os Sertões da Luta - Euclides da Cunha
  28. Mil e Uma Noites - Carlos Heitor Cony
  29. Contos de Terror de Mistério e de Morte - Edgar Allan Poe
  30. Vestidos de Noiva - Graphic Novel
  31. O Seminarista - Rubem Fonseca
  32. Histórias Curtas - Rubem Fonseca
  33. O Ato e o Fato - Carlos Heitor Cony
  34. O Seminarista - Rubem Fonseca
  35. O Harém das Bananeiras - Carlos Heitor Cony
  36. Histórias de Amor - Rubem Fonseca
  37. O Buraco na Parede - Rubem Fonseca
  38. Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca
  39. A Vida Como Ela é - Nelson Rodrigues
  40. Calibre 22 - Rubem Fonseca
  41. Mandrake, a Bíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  42. Lúcia Mccartney - Rubem Fonseca
  43. Romance Negro e Outras Histórias - Rubem Fonseca

Últimas notícias