Metal

Bandas da Dinamarca, Alemanha e Argentina tocam no Recife

Festival celebra thrash metal oitentista

AD Luna
Cadastrado por
AD Luna
Publicado em 02/06/2012 às 6:15
Leitura:

Neste fim de semana, Recife tem encontro com atrações internacionais do mundo do rock. As bandas Artillery (Dinamarca), Exumer (Alemanha), Tungsteno (Argentina) e a recifense Cruor se apresentam amanhã, no Estranho Discos Festival 2012, que acontece no Teatro Maurício de Nassau, no Bairro do Recife. O evento serve como celebração ao thrash metal – uma subdivisão do heavy metal, que teve a americana Metallica como um dos seus criadores.

Comandada, desde 1987, pelo baixista Jairo Neto, o Cruor vai comemorar 25 anos de existência em novembro. O grupo é um dos pioneiros do thrash em Pernambuco, já abriu shows do Megadeth, Sepultura e Death Angel e está compondo seu terceiro CD.

Os hermanos da Tungsteno se juntaram em 2006 e lançaram, no ano passado, seu primeiro álbum, Inminente aniquilación. As letras são cantadas em espanhol e essa proximidade com o português deverá facilitar ainda mais a comunicação com a plateia recifense, no domingo.

A Alemanha sempre produziu ótimas bandas thrash, a exemplo do Destruction, Kreator e Sodom. O Exumer não chegou a atingir a mesma repercussão dos seus conterrâneos, mas são bem queridos do público brasileiro por terem tocado no País em 1988 – uma época na qual grupos das vertentes mais pesadas do heavy metal não costumavam se apresentar por aqui com frequência. Depois de pararem por 11 anos, os alemães voltaram à se reunir em 2001. No ano passado, lançaram o elogiado CD Fire & damnation.

Lançado em 1982, Fear of tomorrow, do Artillery é um dos melhores discos de thrash metal daquela década. Depois de duas paradas, a banda voltou em 2007. Atualmente, eles estão em turnê de comemoração dos seus 30 anos e divulgam seu disco mais recente, My blood (2011), que mantém o mesmo nível de excelência de lançamentos anteriores.

Leia mais no Caderno C desta sábado (2).

Últimas notícias