Blues

Gaitista norte-americano se apresenta no Bairro do Recife

Harmonica Hinds é um dos grandes nomes da cena de Chicago

AD Luna
Cadastrado por
AD Luna
Publicado em 30/08/2012 às 6:03
Leitura:

Quem toca sabe. Por muitas vezes, a relação do músico com seu instrumento chega a ser tão próxima, tão íntima, que o artista passa a conceber sua guitarra, baixo, violão, violino, até mesmo uma bateria, como parte integrante do seu corpo e da sua mente. O americano Mervyn Harmonica Hinds tanto pensa e sente assim que resolveu incorporar a seu nome o objeto do seu prazer musical e espiritual. O simpático senhor de 67 anos é a principal atração do Oi Blues by Night, que acontece, hoje, a partir das 22h, no Downtown Pub, Bairro do Recife.

Hinds é um dos grandes gaitistas da velha guarda bluseira de Chicago. Ele atua na cidade desde os anos 1970, já imprimiu sua marca em discos e shows de Mud Morganfield (que abriu a temporada 2012 do Oi Blues), Magic Slim, Lefty Dizz, Moose Walker, John Primer, Willie Kent, entre outros blueseiros. O músico chegou a trabalhar com o lendário Willie Dixon, baixista, cantor e um dos maiores compositores de blues do planeta. “Foi o ‘empregador’ mais generoso que já tive”, enfatiza Harmonica Hinds.

O gaitista, cantor e compositor tem três discos lançados. O mais recente é If speed was just a thought, que saiu em abril deste ano. O álbum é uma boa mostra do estilo tradicional de tocar blues de Hinds, que, além da gaita, canta canções carregadas de temas existencialistas e espirituais a exemplo de Calling the musical spirits, I wonder, Religion, Traveling on this road. A respeito desta última (Viajando nesta estrada, em português) Hinds metaforiza: “A estrada é como a vida!”.

Apesar dessa advertência sobre a correria dos nossos tempos, Hinds afirma que ela pode ser usada sim na música. “Eu ponho muito sentimento nas minhas performances. Mas, isso deve ser temperado com momentos mais intensos, rápidos e dinâmicas mais lentas. Vocês vão ver isso na minha apresentação”, adianta o músico, que será acompanhado pelo baterista argentino Adrian Flores, o qual também agencia os seus shows no Brasil, e pela UpTown Band, com quem tocou ontem à noite na Estação Recife do Metrô. “Já toquei muito nas ruas no início da minha carreira. É uma grande escola”.

Leia mais no Caderno C desta quinta (30).

 

Últimas notícias