Música

Siba e DJ Dolores contemplados no edital do Natura Musical

Anúncio foi feito nesta terça em São Paulo

AD Luna
Cadastrado por
AD Luna
Publicado em 12/12/2012 às 11:06
Leitura:

São Paulo - Terminou em celebração entre baianos, pernambucanos, paulistas, paraenses, entre outros artistas nacionais a festa e o show promovidos, nesta terça (11), pelo Natura Musical na casa noturna paulistana Na Mata Café, para anunciar os selecionados da segunda fase do seu edital nacional 2012 e dos regionais Pará e Bahia. Ao todo, foram contemplados 24 projetos, sendo 11 nacionais e 13 estaduais. De Pernambuco, Siba contará com apoio para uma série de shows pelo País para dar continuidade à divulgação de Avante,  seu álbum mais recente. Já Hélder Aragão, o DJ Dolores, lançará compilação em LP e CD de parte de sua produção de trilhas sonoras.

"Fora isso, vou tentar viabilizar uma turnê do disco. A ideia é ter nove músicos no palco", avisa Hélder, sergipano radicado no Estado. Dolores ressalta ainda importância dessa iniciativa que parte de uma empresa privada em apoiar novos e consagrados nomes da música popular brasileira. "É um caminho interessante. Algo que vem para suprir o (desgastado) modelo das antigas gravadoras".

Siba inicia o giro nacional a partir de abril de 2013, em Belém. Depois, ele seguirá tocando pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Brasília e, por fim, Recife, em dezembro.

Se depender da Natura - uma das mais maiores fabricantes de cosméticos do Brasil -, o programa com seus oito anos de vida deve se ampliar. A diretora de marketing e comunicaçao da empresa, Mônica Gregori, afirma que o Natura Musical é muito bem visto por todo o conjunto corporativo da empresa. "Temos acesso a pesquisas que mostram a satisfação de consumidores com o projeto. Muitos deles relatam que se interessaram pelos nossos produtos por conta da iniciativa de apoio aos artistas brasileiras", explica.

Desde 2005, o Natura Musical vem impactando o universo de 800 mil pessoas, com um investimento de quase R$ 60 milhões. Para selecionar os artistas, além de outras iniciativas culturais que estão integradas dentro da cadeia produtiva da música (projetos de pesquisa, acervo etc.), a empresa conta com comissão formada por produtores e jornalistas de vários locais do País. A seleção busca sempre o equilíbrio entre músicos já consagrados (Ney Matogrosso, Otto, Milton Nascimento, Roberta Campos), artistas novos (Natália Matos, Felipe Cordeiro, Juliana Sinimbú) e aqueles com trabalhos de destaque no universo da cultura popular e instrumental (Sebastião Tapajós, Mestre Solano, Ilê-Aiyê).

Além de Siba e DJ Dolores, completam o time dos contemplados pela segunda fase do edital nacional o bandolinista carioca Hamilton de Holanda, Marcelo Jeneci (com gravação de seu segundo disco e 12 apresentações de lançamento), turnê da Abayomy Afrobeat Orquestra, do Rio de Janeiro, circulação de espetáculos e oficinas do coletivo paulista Ponto BR, e os projetos de etnografia musical A música das cachoeiras e Pantanais.

Pela primeira vez, o Natura Musical abriu editais regionais. No caso, para os estados do Pará e Bahia. Além de aspectos artísticos, a escolha se deu por razões estratégicas da própria empresa (divulgação dos produtos, melhor adequação com com leis de incentivos locais, questões fiscais). "Vire e mexe, Pernambuco entra nas nossas discussões por conta da sua conhecida produção musical. Mas, por enquanto, ainda não temos nada em específico para o Estado. O caminho é os artistas enviarem seus projetos por meio do edital nacional", aconselha Mônica Gregori.

Últimas notícias