erudito

Virtuosi Brasil acontece até domingo (16)

Edição 2013 do festival homenageia os pianistas lmeida Prado e Ernesto Nazareth

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/06/2013 às 6:04
Leitura:

O virtuosismo de pianistas, violinistas, compositores e maestros pernambucanos e nacionais vai estar presente no Teatro de Santa Isabel, a partir desta sexta (14), dentro da nona edição do Virtuosi Brasil. Em 2013, o evento homenageia os pianistas Almeida Prado e Ernesto Nazareth, ano em que eles completariam 70 e 150 anos, respectivamente. Na noite de estreia, a pianista paranaense Ingrid Barancoski e a violinista paulista Constança Moreno realizam o concerto Almeida Prado Ensemble. O festival de música clássica, que tem entrada franca, segue até domingo.

Filha do compositor homenageado, Constança de Almeida Prado Moreno foi premiada com a Bolsa de Estudos da CAPES/Brasília, programa Apartes e concluiu, em 2001, o mestrado em Violino-Performance na Manhattan School of Music, em New York. Já Ingrid Barancoski é doutora em Piano pela Universidade do Arizona, participando de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França). O duo começa a partir das 20h.

Na noite de sábado (15), também às 20h, o Virtuosi recebe a orquestra de câmara Cantilena Ensemble com o programa História do Brasil através da música, que tem narração e comentários do jornalista Irineu Franco Perpétuo. Fundado em 2006, o grupo paulistano pretende relacionar a música erudita do Brasil aos fatos mais marcantes nesses mais de 500 anos de História.

Dois espetáculos estão programados para o terceiro dia (16) do festival. Às 15h, o Sarau Carioca reúne obras de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, executadas pela pianista Maria Teresa Madeira, mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA. A Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Rafael Garcia, encerra o IX Virtuosi Brasil, às 16h, com a presença de três solistas: os violinistas Constança Almeida Prado e Clóvis Pereira Filho, da Orquestra Sinfônica Brasileira, e a pianista Ana Lúcia Altino, DMA em performance de piano pela Universidade de Boston e criadora e coordenadora do Virtuosi.

Últimas notícias