METAL

Caruaru vai tremer com o Sepultura

Guitarrista Andréas Kisser volta à cidade onde fez o seu primeiro show para dar uma geral na carreira da banda, no encerramento do Agreste in Rock

João Marcelo Melo
Cadastrado por
João Marcelo Melo
Publicado em 31/08/2013 às 6:00
Leitura:

Há 26 anos, Andreas Kisser fazia em Caruaru sua estreia como guitarrista do Sepultura. De lá para cá, a banda surgida em Belo Horizonte tornou-se um dos maiores nomes do gênero no mundo e talvez o grupo brasileiro mais bem sucedido no exterior. Hoje, ele volta à cidade com a banda, que está escalada como atração principal da noite de encerramento do festival Agreste in Rock.

Criada em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, o Sepultura hoje tem apenas o baixista Paulo Jr. entre os integrantes da formação original. Além de Paulo e de Andreas, o grupo conta hoje com o norte-americano Derrick Green nos vocais e o baterista Eloy Casagrande, que entrou em 2011. Atualmente, a banda se prepara para lançar o 14º álbum da carreira, que deve chegar às lojas em 25 de outubro. Embora o disco já esteja pronto, o show apresentado ao público de Caruaru não terá nenhuma música nova, mas um apanhado de todos os discos e formações da banda.

"Não vamos tocar nada do disco novo ainda, pelo menos esta é a intenção", diz Andreas Kisser. Entre as faixas do novo álbum, destaca-se uma versão para Da lama ao caos, de Chico Science & Nação Zumbi. Kisser, porém, avisa que a música será apresentada pela primeira vez somente no dia 22 de setembro, no Palco Sunset do Rock in Rio.

Com produção de Ross Robinson e participação em uma faixa de Dave Lombardo, ex-baterista do Slayer, o disco ganhou um título longo, inspirado no filme Metrópolis, uma das primeiras obras de ficção-científica para o cinema, lançado na década de 1920 pelo diretor alemão Fritz Lang. "É uma frase longa, mas de profundo sentido: The mediator between head and hands must be the heart. Nunca tivemos um nome tão comprido, mas a frase é forte e mostra o coração, ou o fator humano, como fundamental para não sermos robotizados por completo", explica Kisser.

É o primeiro disco do Sepultura com o baterista Eloy Casagrande e Kisser diz que já o considera um dos melhores álbuns da carreira da banda. "É o primeiro disco que compomos juntos e está simplesmente brutal." O trabalho será lançado mundialmente pela gravadora alemã Nuclear Blast e aqui no Brasil vai sair pela Substancial Music.

Programação de hoje

Abertura dos portões: 18h
Início dos shows: 18h30

Psych Acid (Caruaru–PE)
Sertão Sangrento (Caicó–RN)
Warcursed (Campina Grande–PB)
Kriver (Recife–PE)
Suprema (São Paulo–SP)
Devotos (Recife–PE)
Ratos de Porão (São Paulo–SP)
Sepultura (Belo Horizonte–MG)

Leia a íntegra da matéria na edição impressa do Caderno C deste sábado (31).

Últimas notícias