SHOW

Academia da Berlinda celebra 11 anos de atividade no Clube Atlântico de Olinda

Intitulada Baile de Aniversário,a festa terá renda destinada para a gravação do terceiro disco da banda

Alef Pontes
Cadastrado por
Alef Pontes
Publicado em 11/04/2015 às 5:08
Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Intitulada Baile de Aniversário,a festa terá renda destinada para a gravação do terceiro disco da banda - FOTO: Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

Comemorando 11 anos de atividades, a banda Academia da Berlinda se prepara para o lançamento do seu terceiro álbum. E, neste sábado (11), a partir das 22h, o grupo comemora a data com o Baile de Aniversário, no Clube Atlântico de Olinda, que além de celebrar a data, visa arrecadar fundos para a gravação do trabalho. Além da Berlinda, a noite conta ainda com discotecagem dos DJs da Cubana, Edinho Jacaré e Valdir Português.

Segundo Alexandre Urêa, esta é uma das formas encontradas para levantar uma grana para a banda poder entrar em estúdio. Atualmente o álbum, que ainda não tem nome, está fase de pré-produção. “Estamos ensaiando as músicas que já estão com as harmonias e fazendo os arranjos, ajeitando as melodias e dando umas lapidadas pra depois a gente gravar uma prévia, pra ter uma noção no tempo das músicas e timbres”, conta o músico e percussionista, que explica que nesse processo também têm surgido novas composições.

“A gente teve uma fase muita boa de se encontrar nas casa dos amigos e estar compondo nesses encontros, e isso é importante pra ter uma porcentagem de música muito grande para o repertório”, explica, contando que os encontros renderam uma média de 20 músicas, destas, 15 já estão certas no repertório do disco. 

A previsão da banda é entrar em estúdio no final de abril, para no final de maio estar finalizando o processo de gravação. O lançamento, porém, só deve acontecer no segundo semestre. “Entre agosto e setembro a gente deve estar com o trabalho na rua, porque ainda tem todo o processo de mixagem e masterização”, explica Urêa. Ele conta ainda que, o processo de gravação deve acontecer no estúdio Cazona. 

FINANCIAMENTO

O percussionista não descarta a ideia de iniciar uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding – que permite que os fãs possam participar de forma mais ativa no financiamento do trabalho, em troca de recompensas), caminho seguido pela outra banda em que atua, a Eddie, para o lançamento do seu próximo álbum Morte e vida. “É uma possibilidade, e nós estamos pensando nisso. Mas, confesso que os meninos estão mais à frente. Eu estou mais focado no show”, brinca.

Falando em show, a festa, neste sábado (11) acontece em um lugar que marcou a trajetória da banda olindense. “O Atlântico é um clube maravilhoso, e que está ali para ser usado. A gente sempre comemorou o aniversário lá. Se a gente não consegue a data, ficamos tristes”, revela. “Até porque o clube faz parte da nossa cidade. E nada como comemorar em casa.”

Apesar do repertório ser baseado, principalmente, nos dois discos anteriores (Academia da Berlinda, de 2007, e Olindance, de 2011), os fãs podem esperar uma prévia do novo trabalho: “Tem umas três músicas que a gente está tocando já. É um show de aniversário, então, tocaremos todas as músicas do primeiro e do segundo discos, e músicas de outros artistas. É um show pra durar mais de três horas.” 

Confira o segundo disco da banda, Olindance:

Últimas notícias