JAZZ

Começa hoje a terceira edição do RioMar Jazz Fest

Festival recebe atrações do Brasil e de fora para apresentações gratuitas

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 26/04/2016 às 10:01
Divulgação
Festival recebe atrações do Brasil e de fora para apresentações gratuitas - FOTO: Divulgação
Leitura:

Começa hoje, e segue até sábado, a terceira edição do Recife Jazz Festival. Realizado no RioMar Shopping, no bairro do Pina, o evento reunirá grandes nomes do jazz local, nacional e internacional, em ações gratuitas. A abertura acontece às 18h, com apresentação de George Israel, saxofonista e ex-integrante da banda Kid Abelha, e do pernambucano Rodrigo Morcego. Além dos shows, haverá também oficinas de música, como as de trompete e bateria, com alguns dos músicos convidados. Acontecendo sempre no mês de abril, a ocasião celebra o Dia Mundial do Jazz, comemorado em 30/4, quinto e dia último de programação.

Giovanni Papaléo e a Uptown Blues Band assinam a curadoria, que promete um repertório eclético, passeando pela forte música da cidade americana de New Orleans, até releituras  e adaptações de canções de outros gêneros. A gerente de Marketing do RioMar Shopping e umas das responsáveis pela organização do evento, Danielly Halinski explica que a intenção é democratizar o acesso à boa música. “Cultura é um bem ainda não muito acessível e a programação toda gratuita abre a oportunidade para o público prestigiar o talento excelentes músicos”, conta. Todos os dias um artista local será responsável por encerrar a noite de shows. O intuito é valorizar a produção do estado.

SOCIAL

Parte da programação do evento será dedicada à causa social, com oficinas ministradas para moradores do Pina e de Brasília Teimosa. Alguns dos artistas que se apresentarão durante a semana vão dividir suas experiências com os jovens atendidos pelo IJCPM através de aulas e conversas. Na quarta-feira (27), George Israel, irá transmitir um pouco de sua vivência como músico. Já quinta (28), será a vez de Nanny Soul, revelação da música soul no Brasil, comandar uma oficina de canto. A programação encerra no dia 29, sexta-feira, com um dos principais trompetistas da nova cena do jazz, Mark Rapp, que conduzirá uma bate papo sobre sua trajetória. As oficinas vão acontecer no auditório do IJCPM, localizado no RioMar Shopping (próximo às torres empresariais), sempre a partir das 10h30.

Perfil do artistas:

George Israel (RJ): Saxofonista e ex-integrante do grupo Kid Abelha, já passou pelo palco do RioMar Jazz Fest nas edições de 2014 e 2015. O artista, que agora segue carreira solo, é responsável por grandes sucessos da música popular brasileira como Brasil, Eu tive um sonho, Grand’ Hotel e A Fórmula do Amor.

Rodrigo Morcego (PE):  Guitarrista, cantor e compositor recifense, dedica-se há mais de uma década ao Blues, participando de muitos projetos ligados ao estilo. Foi guitarrista da Uptown Band ,no início dos anos 2000, acompanhando como músico de apoio vários artistas do Blues nacional e internacional. Trabalhou ao lado do multi-artista e ícone da música pernambucana Lula Côrtes, até sua morte, em 2011.

Nanny Soul (SP): Parte do time de cantoras da banda do programa global Altas Horas, é dona de uma das maiores vozes do país. Será a segunda vez que se apresenta no RioMar Shopping – em 2015, ela participou da primeira edição do Festival RioMar de Música Popular Brasileira ao lado de Tony Tornado.

LAB 75 (PE): O grupo quatro de músicos pernambucanos mistura muito blues, jazz, soul e black music em suas apresentações. Foram uma das atrações do Gravatá Jazz Festival 2016, dividindo o palco com o cantor Tony Tornado. Entre os destaques do repertório, versões de clássicos de Tim Maia.

Mark Rapp (USA): Norte-americano, da Carolina do Sul, já se apresentou em grandes lugares que oferecem shows do estilo musical em Nova Iorque, New Orleans, São Francisco, Suíça e Crocácia. Rapp é um artista completo – trompetista, compositor, arranjador, está entre o Top 25 Emerging Trumpeters, de acordo com a Downbeat Magazine, além de ser um dos criadores do IntoTheShed.Com, plataforma online que oferece aulas ao vivo com vencedores do Grammy e outros grandes artistas do jazz.

Dom Angelo (PE): Guitarrista e violonista recifense,  Angelo Mongiovi, o Dom Angelo, é considerado um dos mais versáteis músicos da cena local. Antes de dedicar-se ao jazz, caminhou por diversos gêneros, tais como punk, hard-rock, rock progressivo e MPB, além de violão clássico. Tem dois trabalhos lançados, Dom Angelo Jazz Combo (2010) e Porto (2015).

Kenny Brown (USA): De New Orleans, Estados Unidos, chega pela terceira vez ao Festival. Conhecido como o “Furacão do Blues”, o músico trará um repertório de jazz, blues, funk e soul, com releituras de clássicos de artistas como BB King, James Brown e Stevie Wonder.

Luciano Magno (PE): Compositor, arranjador, produtor musical e cantor. Ele traz em sua bagagem apresentações em lugares como Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Itália, Macedônia, Inglaterra, Estados Unidos, Chile e Argentina, além de uma coleção de prêmios e parcerias com artistas como Dominguinhos, Elba Ramalho e Roberto Menescal. 

Derico Sciotti (SP/PE): Integrante da banda do Programa do Jô, o saxofonista também já participou de edições anteriores do Festival. Profissional desde os 11 anos, começou seus estudos de flauta aos 5. Desde então, foi aluno de mestres renomados como João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, Jean-Noel Saghaard, Lídia Alimonda, Héctor Costita e Amilson Godoy.

Mr Trio (PE): O grupo é formado pelos instrumentistas Marcos Diniz (teclados), Hito Pereira (bateria e percussão) e Liudinho Souza (saxofone) e que tem como principal marca a improvisação no jazz.

 

Programação:

Apresentações

Palco Principal (Praça de Eventos 1) | Entrada Gratuita

Terça (26)

18h – George Israel (RJ) e Rodrigo Morcego (PE)

Quarta (27)

18h – Nanny Soul (SP) e LAB 75 (PE)

Quinta (28)

18h – Mark Rapp (USA) e Dom Angelo (PE)

Sexta (29)

18h – Kenny Brown (USA) e Luciano Magno (PE)

Sábado (30)

18h – Derico (SP/PE) e Mr Trio (PE)

 

Oficinas

Palco Principal (Praça de Eventos 1) | Entrada Gratuita

Quarta (27)

15h30 – Trompete com Mark Rapp

Quinta (28)

15h30 – Jazz com Mark Rapp e Angelo Mongiovi

Sexta (29)

15h30 – Guitarra com Luciano Magno

Sábado (30)

15h30 – Bateria com Hito Pereira

 

Oficinas no IJCPM

Entrada Gratuita

 Quarta (27)

10h30 - George Israel,

 Quinta (28)

10h30 - Nanny Soul,

Sexta (29)

10h30 - Mark Rapp

Últimas notícias