SANGUE NOVO

Projeto Música a Retalho dá trampolim profissional para novos artistas

Proposta dá suporte de produção e gravação para iniciantes em Pernambuco

GGabriel Albuquerque
Cadastrado por
GGabriel Albuquerque
Publicado em 31/05/2016 às 9:53
Foto: Ray Andrade/Divulgação
Proposta dá suporte de produção e gravação para iniciantes em Pernambuco - FOTO: Foto: Ray Andrade/Divulgação
Leitura:

Desde o auge do MySpace, por volta de 2008, até os atuais SoundCloud e BandCamp, incontáveis músicos lançam seus trabalhos na web. Atento aos novos artistas pernambucanos que surgem na rede, o produtor Justino Passos, da Phono Produções, com incentivo do Funcultura criou o projeto Música a Retalhos – Gravações Avulsas. O objetivo é revelar e divulgar cinco nomes do Estado através de gravações profissionais, tendo cada um com uma faixa, realizada com suporte técnico de produção. Todo o material está disponível para stream e download gratuito no site www.phono.art.br/musicaretalho.

Os convidados foram as cantoras Marcela Galvão, Beatriz Quintella e Isadora Melo, a banda Projeto Sal e o duo Projeto a Quatro Mãos, todos em início de carreira. No estúdio, esta nova geração conta com a produção de Marcelo Machado (guitarrista da Mombojó), Walter Areia (baixista do Areia e Grupo de Música Aberta e ex–Mundo Livre S/A) e do próprio Justino Passos.

“A ideia surgiu quando eu comecei a ouvir muita música legal na internet, mas gravada de forma muito amadora. Você via que tinha qualidade musical, mas não tinha qualidade técnica. Então por que não chamar essa meninada que tá começando e dar um ‘plus’ no trabalho deles chamando músicos experientes pra produzir?”, explica Justino. “Ouvi Beatriz Quintella cantando Eu Ia e Tu Vinhas, essa música que está no projeto. Uns amigos disseram que a música era ruim, depois ouviram a versão produzida e disseram ‘tu salvou a música!’. Mas eu não salvei. É que a questão técnica era tão ruim que escondia a qualidade da música”, conta ele.

Para Justino, o projeto representa “a parte de um todo” de um momento de destaque da música no Estado. “Tem muita coisa boa aparecendo. Aninha Martins, Thiago Emanoel, que é o compositor da música de Isadora Melo... Juliano Holanda mesmo, que sempre foi um músico que acompanhou outros músicos, se revelou um grande compositor e um grande artista. E ele tá trazendo coisas novas junto com ele, como Isadora e agora Thiago Emanoel tá trabalhando junto com ele também. É por isso que a gente briga pra ter um Funcultura à parte para a música, como tem o audiovisual”, defende.

Quem é quem no Música a Retalhos

Marcela Galvão canta Artifício, música da dupla Pedro Leão e Carlos Filizola, que também toca guitarra na gravação. A faixa conta com os irmãos Vicente Machado na bateria e Marcelo Machado, que tocou baixo, guitarra e sintetizador, além de produzir a música, um slow rock com guitarras distorcidas e beats de disco music.

Isadora Melo gravou Amor que Fere e Arde, do músico e compositor Thiago Emanoel Martins. Produzida por Areia, teve ainda a presença das guitarras de Juliano Holanda. A cantora de voz suave e firme deve lançar seu aguardado primeiro álbum ainda este ano.

A Projeto Sal mostra um rock com sotaque regional em Toda a Raiva Desse Mundo, composta por Jáder Cabral, que também gravou a voz e o vioção, junto aos outros músicos da banda, Breno Lins (baixo), Guilherme Assis (guitarra, clavinet e efeitos) e Rafael Daltro (bateria). A faixa foi produzida por Marcelo Machado e Guilherme Assims e também será incluída no segundo EP da banda, Sem Medo, Sem Freio, Sem Dor, previsto para agosto.

O Projeto a Quatro Mãos é formado pelos irmãos Danilo Mariano (piano) e Diórgenes Mariano (acordeom) e faz um frevo sanfonado instrumental com alguns improvisos. Em Sebinha no Frevo, foram acompanhados pelo baixo acústico de Water Areia e bateria de Silva Barros. A música uma composição de Diórgenes e a produção ficou na mão dos irmãos e de Areia.

Beatriz Quintella gravou Eu Ia e Tu Vinhas, de Ivan Lopes, canção que já havia gravado e postado em seu SoundCloud. A regravação ganhou o reforço de Areia, Júlio Brau, Homero Basílio, Andret Oliveira e Justino Passos, que também produziu a faixa.

Outros novos músicos e projetos

Alternas -
Criado por Felipe Soares, vocalista da Amandinho, o selo Transtorninho Records é voltado para sons lo-fi, eletrônicos e rock alternativo em geral, com parcerias com a Bichano Records (RJ) e Popfuzz (AL).

Seletiva - A cantora e pianista Sofia Freire venceu, em 2012, a seletiva Novas Joias, da Joinha Records, seu primeiro álbum, com financiamento coletivo.

Stoner Rock - Duas debutantes, Dirty Fingernails e Magic Bus gravaram no estúdio Toca do Lobo, do produtor e músico Thiago Gadelha (Wolfs and Folks e Casillero). Capona, de Alagoas, também gravou seus próximos singles por lá.

Últimas notícias