Tributo

20 anos depois, vida de Renato Russo inspira e faz fãs refletirem

Samuca Luna e Beto Sanches são alguns dos fãs que perpertuam, nos palcos, os ideais do cantor

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 11/10/2016 às 0:10
Fotos: Divulgação
Samuca Luna e Beto Sanches são alguns dos fãs que perpertuam, nos palcos, os ideais do cantor - FOTO: Fotos: Divulgação
Leitura:

O legado musical de Renato Russo é inspiração para várias pessoas que não só curtem rock, mas, sim, a música em seus variados gêneros. Várias bandas e artistas também usam seus trabalhos para homenagear o artista.

O Jornal do Commercio conversou com Beto Sanches, de 40 anos, vocalista da banda Legião Urbana Cover do Brasil, de Campinas, São Paulo. Nos palcos, recebeu a missão de interpretar o cantor há três anos. E o sentimento que ele nutre é de profunda admiração: “Eu considero a obra do Renato uma ópera. Cada música eu vejo como um ato, uma fase. Quando ouvi Tempo Perdido pela primeira vez, aos dez anos, representava o ícone da minha geração. Foi a música que me apresentou à Legião Urbana. Já Vento no Litoral me tira de órbita”, relembra.

>> Leia também: Renato Russo e a saudade que já dura 20 anos

ABORDAGEM PSICOLÓGICA

No Recife, Samuca Luna, de 33 anos, comanda o projeto Cronovisor, que revisita a obra de Renato sob outro par de óculos. “Eu sou psicólogo. A base do meu trabalho é a psicologia, mas atrelada à música. Fiz um estudo sobre a vida psicológica de Renato na faculdade e resolvi levar isso para os palcos. Falo muito no show sobre a depressão, a vida difícil que ele tinha. É um show autoral sobre um compositor, e canto as músicas dele como se fossem minhas, dando a minha interpretação a elas”, conta ele, que está com o show há dois anos e se apresentou em mais de 100 cidades brasileiras e quatro países.

Com formas diferentes de homenagear, Beto e Samuca chegam a uma mesma conclusão sobre Renato Russo: a música dele é atemporal e sempre será necessário relembrá-lo.

Últimas notícias