METAL

Banda Matakabra mostra discurso político afiado no EP 'Prole'

Banda Pernambucana de death metal lança seu primeiro disco, com participação de tecladista da Kalouv

GGabriel Albuquerque
Cadastrado por
GGabriel Albuquerque
Publicado em 26/12/2016 às 10:02
Foto: Divulgação
Banda Pernambucana de death metal lança seu primeiro disco, com participação de tecladista da Kalouv - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

“O casamento realizado pelo poder econômico entre o Estado e a mídia gerou incontáveis frutos. Uma prole maldita que se reproduz a cada noticiário, capa de jornal e narrativa mórbida da rádio matinal”. Este texto introduz o EP Prole, primeiro trabalho da banda pernambucana Matakabra.

“Não dá para pensar o disco sem pensar ideologicamente”, afirma o baixista Rafael Coutinho. “Eu e o guitarrista Blico Paiva temos uma visão bem de esquerda. Rodrigo Costa, que escreve, tem uma visão mais apolítica, mas a gente passa por certas coisas vivendo em subúrbio e ele consegue colocar o cotidiano na música. A gente procura retratar como nos sentimos em relação à violência e em relação ao modo como ela é mostrada, como isso nos afeta. Quando você liga num Datena, o que tá rolando é a prole que eles mesmos criam. É um discurso para você sentir medo”, detalha.

Sonoridade

A temática do disco combina bem com o death metal explosivo do grupo. Influenciadas por bandas como Gojira, Suicide Silence e Messugah, as três músicas do EP são avalanches de peso e distorção. Em Pesadelo, a guitarra ataca o ouvinte com diversos ganchos. Em Prole, sobressai o vocal gutural, mas há também uma participação inusitada: o teclado de Bruno Saraiva, da banda de post rock Kalouv.

“Bruno já era do metal e por saber que ele tem esse gosto eu sabia que ia encaixar muito bem. Não só como teclado, mas pela personalidade. “O teclado que ele faz não é um teclado típico do black metal ou do metal sinfônico, é totalmente diferente, uma coisa própria”, observa. 

Em novembro, a Matakabra fez sua primeira turnê, que passou por Salvador, Aracaju e João Pessoa. Em janeiro, a banda tem shows marcado em Surubim (dia 13), Maceió (14) e Recife (15).“O metal é muito forte nessa cena mais antiga de black metal, death, thrash, mas não nesse metal mais moderno. Nossa ideia é criar criar essa rede e contar com pessoas em cidades diferentes pra criar uma sequência de shows”, diz Rafael. 

Últimas notícias