PIONEIRO

Músico William Onyeabor morre aos 70 anos

Pioneiro do synth funk, o artista nigeriano William Onyeabor faleceu na última segunda

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 18/01/2017 às 12:58
Divulgação
Pioneiro do synth funk, o artista nigeriano William Onyeabor faleceu na última segunda - FOTO: Divulgação
Leitura:

William Onyeabor, o músico nigeriano pioneiro do synth funk, morreu na última segunda-feira, 16, de acordo com a gravadora Luaka Bop, durante o sono. Ele tinha 70 anos e estava convalescendo em sua casa em Enugu, na Nigéria.

William Onyeabor começou sua carreira musical nos anos 1970, quando construiu e botou para funcionar um estúdio e uma fábrica de discos na sua cidade natal. Até 1985, o músico gravou, imprimiu e distribuiu uma série de álbuns fundamentais do funk eletrônico e foi se tornando um nome fundamental da música africana e mundial.

FUNK ELETRÔNICO

Em 2013, a Luaka Bop (gravadora de David Byrne) lançou Who Is William Onyeabor?, a primeira compilação autorizada de seu trabalho nos Estados Unidos. Byrne também organizou uma série de eventos de tributo ao artista, dos quais participaram, entre outros, Damon Albarn, Dev Hynes e membros do LCD Soundsystem e do Hot Chip.

Em 1985, William Onyeabor se tornou um cristão devoto e parou de gravar. Ao longo dos anos, seus discos viraram verdadeiras raridades.

Últimas notícias