ALCEU VALENÇA

Alceu Valença sofreu pressão da patrulha ideológica quando apoiou PFL

Músico apoiou Joaquim Francisco, junto com outros artistas, quando ele se candidatou ao Governo do Estado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/01/2017 às 10:00
JC Imagem
Músico apoiou Joaquim Francisco, junto com outros artistas, quando ele se candidatou ao Governo do Estado - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Em 1989, o muro de Berlim foi abaixo. O paredão que separava o mundo capitalista do comunista, era uma metáfora da era ideológica pão, pão, queijo, queijo. Como num pastoril, cada um escolhia seu cordão. Podia-se ser azul ou encarnado,  porém as cores não se misturavam.  Em 1990, a queda do muro era ainda recente, e as cores passaram não só a se misturar, mas a ficarem também indefinidas. Joaquim Francisco, prefeito do Recife entrou na disputa para o governo do estado, escanteando a ala conservadora do seu partido, o PFL. "Se eu tivesse medo de cara feia, não comeria cabeça de bode", o comentário que fez à reação da referida ala à sua candidatura.

Nem de cabeça de bode, nem de esquerdistas. Já candidato ao governo, um grupo de artistas, Alceu Valença à frente manifestou seu apoio ao político do PFL. A cor da campanha de Joaquim Francisco era o amarelo, que se tornou verbo. Alceu Valença e seu "grupo" (que incluía, entre outros, o compositor Carlos Fernando, amarelaram, acusava a esquerda). A casa do cantor foi pichada, queimaram-se discos seus em Olinda. Anos depois ele confessaria que a pressão sofrida pelo apoio rendeu-lhe até um infarto.

OUTRAS SITUAÇÕES

"Um negócio que eu acho muito grave é essa espécie de patrulha ideológica que existe no Brasil. Uma espécie de polícia  ideólogica que fica te vigiando na estrada da criação, para ver se você passa da velocidade permitida" , o comentário foi feito pelo cineasta Cacá Diegues, em uma longa entrevista ao Estadão, em setembro de 1978.  A expressão "patrulha ideológica", para empregar uma expressão atual, viralizou. Levou o verbo patrulhar a ser usado com outra conotação.

Neste mesmo ano, Caetano Veloso e Gilberto Gil seriam patrulhados ao assumirem a música para dançar. Caetano na fase simbolizada pela música Odara, e Gil com Realce. No ano seguinte seria a vez de Jards Macalé enfrentar os patrulheiros, por ter ido à Brasília e presenteado o então superpoderoso general Golbery do Couto e Silva com uma cópia do álbum Banquete dos Mendigos, registro de um concerto produzido por Jards Macalé. O disco tinha sido proibido pela censura do regime militar em 1974. Com o fim da censura finalmente foi liberado.

Macalé botou a boca no trombone: "Esses esquerdetes não suportam o povo. São racistas e preconceituosos. Troco toda essa genialidade dos intelectuais brasileiros pela intelectualidade de Os Trapalhões. Para mim, essa luta partidária é replay menor. É papo de otário que não tem informação. A inteligência é burra e a esquerda é de direita".



Últimas notícias