FESTIVAL

RioMar Shopping recebe quatro dias de Jazz

O RioMar Jazz Fest começa hoje á noite, com atrações locais, nacionais e internacionais

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 06/04/2017 às 10:08
Fotos: Divulgação
O RioMar Jazz Fest começa hoje á noite, com atrações locais, nacionais e internacionais - FOTO: Fotos: Divulgação
Leitura:

Começa hoje à noite a quarta edição do RioMar Jazz Fest. Realizado no mês em que se comemora o Dia Internacional do Jazz, o evento acontecerá até o domingo, em palco montado próximo à praça de alimentação do mall. Entre os convidados para a festa, nomes do jazz e do blues local, nacional e internacional.

Quem faz o abre-alas, a partir das 19h, é a cantora carioca Taryn, os guitarristas pernambucanos Luciano Magno e Renato Bandeira e a banda Uptown Blues Band, responsável pela curadoria do evento desde a primeira edição. “Esse ano a gente se baseou muito no sucesso desses artistas: 30% deles estiveram na última edição do Gravatá Jazz Festival”, conta Giovanni Papaleo, baterista da Uptown e entusiasta do ritmo.

“O Jazz Fest é atualmente o principal ou talvez o único do gênero Recife”, observa ele. “Há pouco tivemos o BB Seguridade (em outubro), que não acontece sempre. Durante esses 20 anos de carreira, fizemos muitos contatos com músicos do jazz e do rock, de dentro e fora do País, então vamos revezando esses artistas na programação, acompanhando as novidades. A The Smokin’ Snakes (RN), por exemplo, uma das principais bandas de rockabilly do Brasil. E tem também a Rosa (Marya Colin, que canta no sábado), prometendo ser a grande surpresa do festival”, detalha.

Se preparando para lançar disco novo, a Uptown Band adiantará hoje parte da setlist que toca no próximo dia 20, no Downtown Pier. Serão clássicos do rock, desde a década de 1950, tocados com arranjos de jazz e blues, desconstruindo e reconstruindo as músicas. Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, Light My Fire, do The Doors, e Sweet Child O’Mine, dos Guns ‘N’ Roses, estão entre as confirmadas.

Sucesso ao interpretar a música tema do filme Frozen, a carioca Taryn fará show baseado no mais recente álbum, Nouveau Vintage Café, além de uma homenagem a Billie Holiday e outras referências de sua formação musical. “Meu show é muito eclético, vai da raiz do blues, passando pelo jazz, rock clássico, música soul e bossa nova. É pensado também para agradar as crianças, as famílias”. Repertório e estética retrô, conta, são cuidados para levar o público de volta ao estilo eternizado pelas grandes atrizes e cantoras das décadas de 1950 e 1960. Billie, a quem interpretou em musical elogiado pela crítica, ganhará destaque. “Vou adaptar os arranjos especiais do musical para o RioMar. Também farei uma surpresa especial para as crianças. Vai ser uma noite pra agradar dos pequenos aos mais velhos”. Para a abertura da programação, Taryn terá a participação especial do marido, o baterista Claudio Infante, parceiro de Alceu Valença, Kid Abelha e outros grandes da música nacional.

FORMAÇÃO DE PÚBLICO

Giovanni Papaleo é otimista quando perguntado sobre a recepção do público recifense ao jazz. “Sempre tem os fãs cativos, mas gosto muito de focar nos curiosos para criar novos admiradores”, comenta. “Infelizmente o jazz e o blues têm um caráter muito cabeça, intelectual, mas quando foram criados, lá atrás, eram a música que tocava no rádio e fazia o pessoal dançar. Eu costumo fazer shows gratuitos no metrô, levando outros músicos comigo, e o olhar de espanto e felicidade das pessoas vendo artistas de nível internacional tocando é enorme. Já vi gente chorar nessas apresentações. Todo mundo gosta de música de qualidade”, encerra o baterista.

OFICINAS

Além as atrações musicais, o RioMar Jazz Fest conta também com oficinas, ministradas por dois dos músicos convidados. Hoje, a partir das 15h, o guitarrista Luciano magno realiza oficina de jazz, música nordestina, violão e guitarra. Amanhã, no mesmo horário, a aula será comandada por Fernando Noronha, abordando blues e guitarra. Ambas acontecem no Instituto JCPM, ao lado do RioMar Shopping.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RIOMAR JAZZ FEST:

Quinta, 6/4: Taryn (RJ), Uptown Blues Band (PE), Luciano Magno (PE) e Renato Bandeira (PE), a partir das 19h
Sexta, 7/4: Neil Arnold (UK), Fernando Noronha (RS), a partir das 19h
Sábado, 8/4: Rosa Maria Collin (SP), Wallace Seixas Trio (PE), a partir das 18h
Domingo, 9/4: Adriano Grinberg (SP), Dasta Gomes & The Smokin’ Snakes (RN), a partir das 18h

Últimas notícias