NOVA MÚSICA

Produtora cultural Plectro Arts nasce para fomentar nova cena em Recife

Marca faz sua estréia neste sábado (20) com shows de Tagore e Phalanx Formation mais DJs

GG ALBUQUERQUE
Cadastrado por
GG ALBUQUERQUE
Publicado em 20/05/2017 às 11:35
Foto: Divulgação
Marca faz sua estréia neste sábado (20) com shows de Tagore e Phalanx Formation mais DJs - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Movimentar a noite cultural do Recife e fomentar o surgimento de uma nova cena. Esta é a proposta da Plectro Arts, marca de produções artísticas que faz sua estreia com shows de Tagore e Phalanx Formation, hoje, às 22h, na casa Cais, no Bairro
do Recife.

A empreitada é liderada por Hélder Bezerra e Enio Damasceno, os integrantes do Phalanx. “A Plectro é uma marca que a gente está criando relacionada com eventos de arte. Vai ser mais focado em música por a gente ser músico, mas já estamos programando exposição. Vai ter artes plásticas, design, dança”, diz Hélder. Os eventos devem acontecer mensalmente, sempre em lugares diferentes, indo além dos pontos já estabelecidos como casas para shows.

A marca começou a ser pensada no ano passado, juntamente com a estreia de sua banda – que lançou o álbum How to Destroy a Phlanx Formation em julho e o apresentou no palco do festival Coquetel Molotov. “Na verdade, a gente criou (a Plectro Arts) porque já sentia uma carência na cidade de espaços para bandas tocarem e artistas em geral se apresentarem. Os eventos começaram muito a ir pro lado da fuleragem, pouco levando em consideração a questão da cena autoral. Uma certa cena que existia acabou há dez, oito anos. A ideia é também dar um gas para ver se forma uma cena nova”, explica Hélder.

Na música Theses DJs, o Phalanx ofereceu um retrato irônico da mesmice que domina as festas noturnas, mesmo as supostamente alternativas (“These DJ’s are fucking around/ They’re playing the same music without any pity”). Este é outro ponto que a Plectro quer mudar, estimulando a diversidade. “Muitos DJs têm muito bom gosto, mas quando tocam na noite eles ficam zona de conforto da proposta do evento e evitam tocar coisas que curtem por causa disso. A nossa ideia é abrir a acebeça do pessoal pra tocar o que quiser e mostrar coisas novas”, comenta. Neste sentido, os DJs convocados para a noite são Vinicius Lezo (tocando um set de future funk), Vinzentin (trap e hip-hop), Diego Dornelles (electro funk) e a dupla idealizadora do evento.

NOVIDADES

Tagore e Phalanx Formation estão retornando ao Recife após uma turnê conjunta no Sul do Brasil – tocaram em Porto Alegre, Caxias, Canela, Florianópolis, Curitiba e Criciúma. Tagore mostrará o seu disco Pineal, influenciado pela sonoridade neopsicodélica de Tame Impala e Boogarins. A Phalanx, por sua vez, denota influências da french house de
Daft Punk e Air. O duo prepara um novo single e mais dois clipes, a serem lançados em breve.

Últimas notícias