Música boa pra cachorro

Cadela é aplaudida por bom comportamento em concerto

Após a apresentação no Virtuosi, o maestreo Rafael Garcia pediu aplausos à cadela, que assistiu todo o espetáculo por dar um latido sequer

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 23/07/2017 às 17:18
Foto: Anderson Souza/Divulgação
Após a apresentação no Virtuosi, o maestreo Rafael Garcia pediu aplausos à cadela, que assistiu todo o espetáculo por dar um latido sequer - FOTO: Foto: Anderson Souza/Divulgação
Leitura:

Por que o cachorro entrou na igreja? Porque a porta estava aberta, era a resposta a piada em forma de pergunta, Em Gravatá, sexta à noite, na abertura do festival de música erudita Virtuosi, a cadela Chiquitita entrou na igreja durante o concerto da Orquestra Jovem de Pernambuco, regida pelo maestro Rafael Garcia, e solistas convidados, Leonardo Altino (violoncelo), Rafael Altino (viola),e a canadense Yi-Jia Susana Hou (violino).

A chuva intermitente que caia sobre a cidade, com uma temperatura agradável de 20 graus, não impediu que a nave da Matriz de Sant’Ana estivesse lotada, assim como as cadeiras diante de um telão montado no pátio da igreja.

O concerto abriu a primeira noite da 9ª edição do Virtuosi, em Gravatá (durante a semana aconteceu também em Belo Jardim). O histriônico maestro Garcia, um idealizador do Virtuosi,  regendo sentado, sabe com entreter uma plateia. Depois do Concerto para Cello em Fá Maior, de Antonio Vivaldi, ele pediu palmas para a azeitada Orquestra Jovem de Pernambuco, e também para a cadela Chiquitita, que assistiu ao concerto deitada, apoiada, nas patas, ao lado da orquestra sem emitir um nem sequer um leve ganido.

VIRTUOSA

Do programa constou peças de Sir Edward Elgar, Vivaldi, Astor Piazzolla, Tchaikovski e Sarasate, cada uma delas aplaudida calorosamente pela plateia, que se entusiasmou com a violinista Yi-Jia Susanne Hou, nascida em Xangai, no Canadá desde os nove anos. Carismática e virtuosa, ela encerrou a noite dando um "show" à parte, dando um bis, com uma rapidíssima peça de Paganini, distribuiu elogios e autógrafos á plateia.

NO SÁBADO

O Virtuosi no sábado (22), teve uma manhã dedicado à viola romântica, com os músicos Rafael Altino (viola), e Victor Asuncion (piano). Tocaram Hindemith, Prokofiev e Brahms. Na plateia jovens e adultos do grupo Down +, do Recife, e do Centro de Inclusão Gravatá.

À noite, o Virtuosi teve uma programação inteira dedicada a Chopin, interpretado pelo citado, e celebrado, pianista filipino, Victor Asuncion. O Virtuosi Gravatá vai até domingo, dia 30.

Últimas notícias