FIG 2017

Maestro Forró e a OPBH começam a festa dos 15 anos no FIG

O concerto hoje em Garanhuns tem repertório dos dois discos

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 28/07/2017 às 4:21
foto: Hesíodo Goes/Divulgação
O concerto hoje em Garanhuns tem repertório dos dois discos - FOTO: foto: Hesíodo Goes/Divulgação
Leitura:

O concerto do maestro Forró com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, hoje, às 21h, no Palco Instrumental do FIG, não é somente mais um cumprimento de agenda. Para o maestro e a OPBH tem sabor especial. Com o concerto eles dão início a várias ações acertadas para celebrar os 15 anos de estrada, e dez do primeiro CD, Jorrando Cultura, de 2007. O disco saiu em 2008, com DVD e Blu-Ray (comercializado juntos, num kit, com um libreto). Cinco anos depois, repetiram a dose, num projeto que recebeu o título de # CabeçaNoMundo (no DVD há participações de Lira e do bandolinista Marcos César), que ganhou o Prêmio da Música Brasileira. Jorrando Cultura é o disco de estreia da OPBH que, até então, só havia lançado um disco demo, com seis faixas.

O concerto no FIG vai ter o repertório dos dois discos, músicas como Frevo em Paris e Frevo na Bomba do Hemetério, do primeiro álbum, as duas autorais, com versões de Tô Doidão, sucesso de Reginaldo Rossi (do original francês, de Joe Dassin, Les Dalton), e Meu Esquema, da Mundo Livre S/A, ou Oia a Virada (1933), clássico do maestro Nelson Ferreira.

O maestro Forró inclui entre as ações comemorativas a palestra que dará, no final de julho, em Portland, Oregon, a convite do luthier e yogue David Monett: "Ele é um cara místico, ligado às filosofias orientais. Os instrumentos que ele fabrica são personalizados, levam até seis meses para serem terminados, músicos como Maynard Ferguson e Wynton Marsalis usam trompetes dele", explica Forró, que fará outras palestras, Palestras também acontecerão, com a orquestra, em Brasília, no Paço do Frevo, no Recife, na UniRio. Até novembro será publicado um livro com o registro das gravações de Jorrando Cultura: "Vão ser três mil exemplares. O livro vem acompanhado do disco. Resumindo: é a história do disco, com a música para o leitor conferir", explica Francisco Amâncio da Silva, o Maestro Forró. O álbum terá um versão em vinil, com lançamento confirmado para a segunda quinzena de novembro.

Embora faça poucos concertos no Recife com o repertório próprio da orquestra - o que acontece mais em outros Estados e no exterior - o maestro Forró garante que não se incomoda muito com isdo, e nem afeta tanto os integrantes da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério: "Aos poucos eles foram montando seus projetos paralelos, feito o Frevo S/A, ou o Trombomba. Eu avalio esses 15 anos como vitoriosos pra gente. A orquestra viajou pelo Brasil, viajou pelo mundo. Eu vou receber este ano um prêmio num festival importante, que acontece em Cuba, um dos maiores festivais do Caribe".

O maestro reforça o comentário ressaltando que não considera paroquial a música que faz com a orquestra: "Se aqui faço uma ou duas palestras, sou convidado mundo afora. Não vejo a nossa música como uma coisa local. Penso mais em termos de mundo, de música universal, onde a gente toca o pessoal entende, me vejo mais como um cidadão do mundo".

DISCO

Maestro Forró e a OPBH estão aprontando um disco novo. A previsão é de que seja lançado até o final do ano, ou no começo do próximo: "O lado financeiro do País este ano está complicado. Já temos boa parte pronta, acho que faltam uns 40%, se tudo correr bem, a gente fecha as ações de comemoração dos 15 anos com um álbum novo". O terceiro disco da OPBH, ainda sem título, começou a ser gravado no ano passado:  "A gente está indo devagarzinho. Já pensamos nos convidados, mas não gravamos com eles ainda, vai depender da agenda do pessoal, mas espero que entre nesta comemoração dos 15 anos".

Últimas notícias