VIRAL

Como o 'Desafio Só Dá Tu' fez todo mundo dançar o brega de Pernambuco

Desafio de dança viralizou e internautas fizeram a coreografia da banda A Favorita até na Muralha da China

GG ALBUQUERQUE
Cadastrado por
GG ALBUQUERQUE
Publicado em 07/09/2017 às 16:46 | Atualizado em 07/08/2020 às 18:39
Foto: Reprodução/ Youtube
Desafio de dança viralizou e internautas fizeram a coreografia da banda A Favorita até na Muralha da China - FOTO: Foto: Reprodução/ Youtube
Leitura:

Nem mesmo Rafaela Santos, a vocalista da banda A Favorita, esperava o enorme sucesso da sua música Só Dá Tu. Publicado em abril, o brega da banda pernambucana viralizou com o “Desafio Só Dá Tu”. Várias pessoas passaram a publicar na internet seus vídeos fazendo a coreografia da canção, de crianças a famosos como Valesca Popozuda, Preta Gil e Hugo Gloss.

Rafaela diz que tudo foi espontâneo. O desafio nem foi uma iniciativa da banda. “O primeiro vídeo foi um fã que fez e mandou. Ele é um transformista e aí sai do guarda-roupa e faz a coreografia. Foi por livre e espontânea vontade. Hoje em dia a gente tem muitos vários vídeos, ainda não conseguimos postar tudo”, diz a cantora de 20 anos.

Diante da repercussão, a banda se apressou para gravar o videoclipe da canção, lançado na última sexta-feira (1º) e somando até o momento 134 mil visualizações – somando os números dos dois vídeos, um publicado no canal d’A Favorita e o outro no canal da produtora Full Happy; o vídeo de abril, só com a música, já passa de 1 milhão de visualizações.

À frente da banda há quatro anos, Rafaela Santos acredita que Só Dá Tu é uma das melhores músicas do repertório da banda e atribui o seu sucesso instantâneo ao refrão grudento. “Eu acho que a música é muito chicletinho, bastante repetitiva e acaba ficando na mente. Quem escutar já vai sair cantando”, completa.

Ponto de vista feminino

Só Dá Tu é uma versão de I Got You, da cantora americana Bebe Rhexa, reiterando uma prática já usada pel’A Favorita – Eu Nunca Te Trai e Foi Logo, seus outros sucessos, são versões aportuguesadas de We Can’t Stop (Miley Cyrus) e How Deep Is Your Love (Calvin Harris).

Como nos melhores hits pop, a música é baseada em uma simplicidade refinada. Tanto no arranjo (há uma levada de percussão baiana e, na segunda metade, aparece até uma batida de reggaeton) quanto na letra, que versa sobre as camadas de amor e ódio que se entremeiam uma relação.

A letra foi escrita por Elvis Pires (a pedido de Rafaela), que também fez a produção musical em parceria com Rafael Formiga. “Eu escrevi na hora, no estúdio, em cinco minutos”, diz Elvis, que também foi guitarrista da banda Kitara.

“A música é sobre o cara que vem sempre com aquele mesmo discurso de homem. Apronta as coisas e depois pede desculpa. E a mulher sempre perdoa porque.... Só Dá Tu! (risos). Ela tem raiva porque ama ele e não consegue acabar, não consegue se livrar”, explica

Autor de outros hits cantados por mulheres – como Mulher Não Trai, Mulher se Vinga (Aviões do Forró) e Podem Até Nos Separar (Musa) – Elvis Pires, como um Chico Buarque do brega, tenta criar um eu lírico feminino.

“Eu tenho que incorporar o lado feminino. No caso, as mulheres costumam desabafar muito nas redes sociais e eu fico sempre estudando isso. Você acaba pegando o comportamento feminino, do que elas se queixam, coisas que elas colocam de superação. Botam tudo lá: quando briga, quando superou, quando vai pra balada, quando manda indireta para atual do ex-namorada. Quando boto isso na música elas gostam, não tem erro porque é o que elas querem falar”, conclui.

Últimas notícias