Rock

Entrevista: Barão Vermelho vem ao Recife com gás renovado

Pela primeira vez, Rodrigo Suricato canta na capital pernambucana substituindo Frejat na banda

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 06/10/2017 às 5:00
Foto: Léo Aversa/Divulgação
Pela primeira vez, Rodrigo Suricato canta na capital pernambucana substituindo Frejat na banda - FOTO: Foto: Léo Aversa/Divulgação
Leitura:

“Recomeço seria um certo exagero, mas um início de uma nova etapa, sem dúvida”. Foi assim, de forma educada, que o tecladista Maurício Barros fez questão de definir a fase atual do do Barão Vermelho, durante a entrevista por telefone diretamente de um hotel onde a banda estava hospedada, em Brasília. É nessa correria da estrada que o grupo carioca sempre quis estar, e comemoram por estar nela novamente, com nova formação, com a turnê #barãoprasempre, que chega pela primeira vez ao Recife nesta sexta-feira (6), no Itaipava Catorze, junto com o Capital Inicial.

Maurício também está de volta no Barão como membro definitivo, além de ser um dos fundadores da banda, que surgiu há 36 anos. Mas ele garante, que na verdade, nunca a deixou na mão. “Eu e Guto (Goffi) começamos o Barão no colégio. Depois veio o Frejat, o Déo, o Cazuza. E em 1988 eu saí do grupo e fiz um trabalho solo. Três anos depois, eles me chamaram para a turnê dos dez anos do Barão, em 1991, e desde então permaneci com eles, não como membro oficial, mas uma participação especial, por opção minha”, conta.

A “participação especial” de Maurício no grupo pode ser descrita, na verdade, como fundamental. “Sempre estive muito próximo do Barão, gravando, coproduzindo com eles os discos. Sou autor de algumas músicas como Puro Êxtase, Por Você, Meus Bons Amigos, em parceria com o Guto, o Frejat, Fernando Magalhães. Só fiquei distante esses três anos mesmo”, reforça.

Junto com o tecladista (e com exceção do percussionista Peninha), o Barão continua praticamente o mesmo das últimas décadas: Guto Goffi na bateria, Fernando Magalhães na guitarra e Rodrigo Santos no baixo. Nos vocais, a grande novidade é Rodrigo Suricato no lugar do Frejat.

Sobre a ausência do vocalista mais marcante do grupo depois do saudoso Cazuza, Maurício explica que houve uma “divergência conceitual” entre Frejat e o resto do grupo sobre o Barão.

“Não era o plano dele voltar agora. A intenção dele era regressar, talvez, numa turnê comemorativa mais adiante, como os 40 anos do grupo, mas o restante da banda não concordava com isso. Essa foi a única divergência. Ele achava que o Barão deveria fazer apenas turnês esporádicas e comemorativas, e os outros queriam não só continuar na estrada, mas fazer novas músicas, criar novos conteúdos. Mas somos amigos, a relação é boa e amistosa, temos parceria juntos”, reforçou o tecladista.

Sobre o vocalista da banda Suricato como a nova voz do Barão Vermelho, o baterista Guto Goffi explica a escolha. “Ele é um cara que foi colocado no posto do Frejat para tocar guitarra, cantar e compor. Vamos buscar um caminho novo, arriscar coisas novas. Se a gente estivesse fazendo apenas esses shows comemorativos, se reunindo para cantar parabéns por alguma data, talvez o grupo ficasse preso àquele passado sempre”, esclarece.

Com essa injeção de vitalidade que Suricato agregou aos veteranos do Barão, a ideia agora é mostrar coisa nova o quanto antes. “Estamos nos propondo a fazer novas músicas. Estamos nessa rodada de compor coisas inéditas e vamos escolher, daqui a pouco, algumas canções do que será o nosso próximo trabalho”, diz Guto, que garante apresentar algo inédito até o fim do ano.

Enquanto as novidades não chegam, eles rodam o País com seus clássicos. “Escolhemos cair na estrada logo com um repertório que, honestamente, são nossos grandes sucessos, mas estamos atualizando tudo com a voz do Suricato. Tocamos essas músicas desde o nosso início, mas agora temos o registro dele cantando com sua personalidade”, conta o baterista. No setlist, então, músicas como Tão Longe de Tudo, Bete Balanço, Pro Dia Nascer Feliz, Por Você e Puro Êxtase estão mais que garantidas nesta noite.

Antes de desligar o telefone e encerrar a conversa com os dois integrantes fundadores do conjunto carioca, pedimos que Maurício Barros convidasse o público de Recife para o show de logo mais. Com muita animação, ele não pensou duas vezes: “Preparem-se, porque o Barão voltou!”.

SERVIÇO

Barão Vermelho e Capital Inicial – Nesta sexta-feira (6), às 22h, no Itaipava Catorze, Recife Antigo. Ingressos: R$ 160 (open bar), à venda na Chilli Beans, sites Bilheteria Digital e NE10 Ingressos. Informações: (81) 3129-8468.

Últimas notícias