Memória

Fats Domino, pioneiro do rock, morre em New Orleans. aos 89 anos

Músico foi grande influência para Beatles e Rolling Stones

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 25/10/2017 às 15:04
foto: divulgação
Músico foi grande influência para Beatles e Rolling Stones - FOTO: foto: divulgação
Leitura:

Um dos pilares sobre o qual se assentava o rock ‘n’ roll, Fats Domino teve sua morte anunciada hoje, em New Orleans, onde morava. Estava com 89 anos. Dos outros pioneiros, e contemporâneos, restam apenas Little Richard, 85, e Jerry Lee Lewis, 82.

Antoine Dominique Domino fez história ao gravar, em gravar, em 1949, um rhythm & blues intitulado Fat Man, considerado por muitos especialistas o primeiro rock and roll, e o primeiro também a vender um milhão de cópias. Na verdade é difícil definir o exato momento em que o rock and roll nasceu, ou por quem foi lançado.

INFLUÊNCIA

A canção com a qual Fats Domino, por exemplo, agregou-se às hostes do rock ‘n’ roll, em 1955, foi Blueberry Hill (Al Lewis, Larry Stock, Vincent Rose), foi lançada por Sammy Kaye em 1940, 25 anos foi incorporada ao repertório do rock. A maneira de cantor do gorducho Domino, sua técnica no piano, meio percussiva, batendo nas teclas com a mão pesada, foi uma influência que pegou de conterrâneos, aos roqueiros ingleses, The Rolling Stones e, sobretudo, os Beatles, e particularmente Paul McCartney.

Ain’t that a shame, outro grande sucesso de Fats Domino nos anos 50, foi gravado por John Lennon e por Paul McCartney, que compôs Lady Madonna no estilo de Domino, que a gravou em 1968. Aliás, esta canção foi um dos últimos hit de Fats Domino. Quando os Beatles foram pela primeira vez aos EUA, Fats Domino foi um dos ídolos que fizeram questão de conhecer. U encontro bem mais divertido do que a constrangedora visita a Elvis Presley.

 Assim como outros pioneiros do rock ‘n’ roll, Fats Domino foi vítima de uma prática que vinha de longas datas. A de brancos regravando hits de negros, e chegando aos topos das paradas com estas canções.  O insosso Pat Boone gravou Ain’t that a shame (Fats Domino/David Bartholomew e escalou o primeiro lugar nas paradas americanas, enquanto Fats Domino estacionou em décimo lugar. Elvis gravaria Blueberry Hill em 1956.

Fats Domino era um patrimônio da música americana, referência da música de New Orleans, mas sujeito às intempéries da natureza como qualquer cidadão comum. O furacão Katrina, em 2005, destruiu sua casa, um ponto turístico da cidade, suas propriedades, ele teve que ser resgatado de helicóptero, com a família (deixou oito filhos). Com problemas de saúde ele não fazia mais turnês desde 1991.

Últimas notícias