MEPE

Projeto Ouvindo e Fazendo Música anuncia programação do verão 2018

Serão cinco apresentações de artistas que interpretam do jazz ao frevo

Da Editoria de Cultura
Cadastrado por
Da Editoria de Cultura
Publicado em 29/12/2017 às 21:23
Foto: Branco Produções/Divulgação
Serão cinco apresentações de artistas que interpretam do jazz ao frevo - FOTO: Foto: Branco Produções/Divulgação
Leitura:

O Ouvindo e Fazendo Música, projeto do Santader Cultural, volta a ocupar os jardins do Museu do estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças) a partir do dia 13 de janeiro. Seguindo até 24/2, a programação de verão contará com cinco apresentações de artistas que interpretam do jazz ao frevo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Quem abre as atividades é a acordeonista e cantora baiana Lívia Mattos. Um das selecionadas pelo Natura Musical, ela acaba de lançar o álbum Vinha da Ida, com canções compostas a partir da relação com a sanfona. Integrante da banda que acompanha Chico César, Lívia tem levado seu trabalho autoral também para fora do País, já tendo tocado em festivais como o Akkorden Festival Wien, na Áustria, e o Accordions Around The World, em Nova Iorque.

O sábado seguinte será do grupo Harmorujas, formado por instrumentistas que mesclam duas diferentes formações musicais a um repertório composto por choro, jazz, funk e bossa nova. Do pianista Roberto Bartneck sai a bagagem do Clube da Esquina. Já Bruno Nascimento, no violão 7 cordas, colabora com a paixão pelo choro, e frevo com influência de gafieira, maxixe e até Pixinguinha. Com Thiago Duarte (bateria), juntam-se o progressivo, o jazz, a música africana. As atividades de junção de todas essas nuance começaram em 2017 em práticas feitas em conjunto no Conservatório Pernambucano de Música.

No dia 27/1, os músicos Cláudio Rabeca e Gilú Amaral se apresentam em formato de duo. Os dois se unem para reinterpretar o frevo, contando com Gilú Amaral mostrando sua identidade saída da música latino-americana e africana. Aí entra Cláudio Rabeca, desdobrando notas do cancioneiro popular também em ritmos mais clássicos, transitando ainda pelos efeitos de pedais ligados ao instrumento de raiz.

Gaspar Andrade é o convidado da penúltima apresentação. Nascido em Alagoas, ele foi rodeado tanto pelo cenário musical nordestino quanto pelo universal. Com influências doRecife contemporâneo, a exemplo de Otto, Nação Zumbi, Siba, Silvério Pessoa, Isaar e Karina Buhr, Gaspar Andrade tocará junto a Cláudio Negão (baixo) e Guga Amorim (percussão).

Natural de Tracunhaém, no interior do Estado, o baterista SID3 encerra a programação especial com o repertório repertório instrumental experimental registrado em seu trabalho de estreia. O disco tem demonstra as origens da zona da mata norte, mas também passeia ludicamente por sonoridades estrangeiras, com ska, reggae, rock e música erudita. Na apresentação, Sacrifício e Fé, o álbum, a bateria percussiva dividirá o palco com o baixo de Daniel Fino, o teclado de Diego Drão, o trombone de vara de Izídio e a guitarra de Yuri Queiroga.

Todos os shows acontecem aos sábados, a partir das 17h. Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (a meia-entrada).

Últimas notícias