Cantora

Rhaissa Bittar desce das nuvens para show no Recife

Show da turnê Silêncio acontece sexta em espaço intimista da cidade

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 16/05/2018 às 16:00
Nadja Kouchi / Divulgação
Show da turnê Silêncio acontece sexta em espaço intimista da cidade - FOTO: Nadja Kouchi / Divulgação
Leitura:

Segundo álbum da paulistana Rhaissa Bittar, Matéria Estelar tem uma impressionante e aderente coerência temática: com participações de nomes como a Spok Frevo Orquestra e Paulinho Moska, as canções de arranjos imaginativos apresentam objetos que falam e sentem emoções humanas. Não por menos, o disco foi indicado na categoria Melhor álbum no Prêmio da Música Brasileira daquele ano. Apaixonada confessa e militante do Recife, onde quase sempre passa os carnavais e renova parcerias, a cantora desce, nesta sexta, "da nuvens", para apresentar na cidade o show da turnê Silêncio. A apresentação acontece no intimista O mundo lá de casa, espaço alternativo, misto de casa de show e restaurante artesanal no Hipódromo. “Sabe quando você está com a cabeça nas nuvens? Pois é essa sensação que a nova turnê explora”, sintetiza.

O show foi produzido para a divulgação do single A Maior Ambição, a canção de Zé Manoel e Juliano Holanda que, além de outros intérpretes, faz sucesso no primeiro álbum do próprio Zé.

O novo arranjo mantém a leveza e a densidade do original, com os graves do violão e da guitarra barítonos em contraste harmonioso com a voz serena, doce, madura e ao mesmo tempo infante, de Rhaissa. Sopros ajudam a dar uma atmosfera mais narrativamente complexa à canção, que vai ganhando novos e paralelos acordes. Nuvem é mesmo metáfora dessa nova fase da cantora, que personifica “uma nuvem como signo de silêncio e introspecção”.

PERNAMBUCANAS

“Curioso é que nuvens, assim como a letra de A Maior Ambição, também têm seus paradoxos. Elas são feitas de pequenos cristais que refletem todas as cores e, quando misturadas, resulta numa única cor, o branco”, rubrica. A nuvem cenográfica usada nas fotografias como adereço, criação da artista plástica Gabi Jovine, é usada como figurino e cenário na turnê.
O show tem direção musical e acompanhamento do pernambucano Raul Misturada e, para reforçar o sotaque local, recebe as participações especiais de Flaira Ferro, Isabela Moraes, Carol Levy e Ylana Queiroga, expoentes femininos da nova música pernambucana.

Narrativamente temático, o show fala da separação de um casal. Vai se estruturando através de poemas de Ferreira Gullar, Alice Ruiz e Paulo Leminski, entre canções inéditas e releituras de compositores como Siba e Roberto Carlos. De fato intimista, o show tem apenas 50 lugares na plateia.

Rhaissa Bittar, show Silêncio. Sexta (18 de maio), às 19h (abertura da casa; show às 21h). Ingressos: R$ 30 (antecipado) e R$ 40 (na porta). Reservas 998106285. Rua Martins Ribeiro, 381, Hipódromo. Rua Martins Ribeiro, 381, Hipódromo.

Últimas notícias