Data

Lenine festeja os 60 anos hoje no Circo Voador

É tempo de celebrar também 40 anos de carreira

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 02/02/2019 às 8:27
Foto: reprodução
É tempo de celebrar também 40 anos de carreira - FOTO: Foto: reprodução
Leitura:

Em 1979, um galego, magérrimo, cabelos longos, revoltos, era integrantes do Flor de Cactus, tinha o proibitivo nome de Lenine, “culpa” do pai, seu José Geraldo, comunista de carteirinha. (Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, o nome completo). Era uma época de maré baixa para a música pernambucana. O império de comunicação do grupo Pessoa de Queiroz, que empregara tantos artista locais, ainda existia, mas á beira da beira da falência.

A gravadora Rozenblit, pela qual intérpretes e músicos pernambucanos chegavam ao disco, continuava funcionando, mas estava para fechar as portas. Um grupo de jovens artistas pernambucanos, mais alguns da Paraíba, pretendia orientar o movimento, e organizar o carnaval.

Há 40 anos, Lenine, participava de um projeto que envolvia musica artes plásticas, dança, teatro, apropriadamente chamado de Movimento, que acontecia desde o dia 18 de janeiro na Casa de Olinda, na Rua de São Bento. O Flor de Cactus era formado por ele, Zé Rocha, Mário Lobo, Carlos Alberto, Plínio Santos, André Luiz e Sérgio Campelo.

Com o grupo, gravou pela primeira vez, um compacto, produzido por Zé da Flauta. No ano seguinte, Lenine deixaria a banda e o Recife. Foi para o Rio, onde batalhou na música, escreveu textos de humor para a Globo, dividiu com Lula Queiroga, o injustiçado álbum Baque Solto (Polygram, 1983), até que, nos anos 90, depois de três discos,bem sucedidos de crítica e venda entrou para o primeiro time da MPB.

40 ANOS

É provável que Lenine se lembre, neste sábado 2 de fevereiro, dos primeiros passos como músico, cantor e compositor com aquele bando de amigos, mal entrados na casa dos vinte anos. Neste dia ele chega aos simbólicos 60 anos, e vai celebrá-lo a caráter, no palco, do Circo Voador, em mais uma apresentação da turnê Em Trânsito, com músicos com quem convive há muitos anos, Jr. Tostoi, Guila, Pantico Rocha e Bruno Giorgi, seu filho, casado com Sofia Vaz, a vocalista do Baleia, a banda que faz o show abertura.

Lenine fará um show especial neste sábado (02), ampliando o repertório. Irá além da música do Em Trânsito, e fará uma retrospectiva da sua, já extensa obra. Parabéns para ele, que ele merece, pelos 60 de idade, e pelos 40 de carreira.

Últimas notícias