História

Compacto em vinil chega aos 70 anos

Nos anos 50 ajudou o rock and roll a vender

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 15/03/2019 às 19:39
Foto: reprodução
Nos anos 50 ajudou o rock and roll a vender - FOTO: Foto: reprodução
Leitura:

O compacto de vinil completa hoje 70 anos. Um septuagenário que revolucionaria o mercado do disco, e um veículo que teve como combustível o rock and roll. Em 15 de março de 1949, a RCA lançaria o primeiro disco de sete polegadas, que poderia abrigar até quatro música, duas em cada face, e rodava em 45 rotações por minuto.

Os primeiros compactos foram de música convencional, o que já tocava no rádio. Mas seis anos depois, o 45rpm tornou-se o veículo para uma novo gênero, o rock ‘n’ roll. Adolescentes nunca ganharam mesadas mais polpudas na história dos Estados Unidos, que saiu enriquecido da II Guerra Mundial. A garotada ganhava passa-discos portáteis, que custavam pouco, e e tocavam em 45 rotações. Os disquinhos custavam 65 centavos de dólar.

ADOLESCENTES

Os adolescentes tinham sua própria música, e poderia escutá-la em seu quarto, sua radiola portátil. Em 1955, Rock around the Clock, com Bill Halley & His Comets vendeu três milhões de 45 RPM. Não pararia de vender muito até os Beatles lançarem Revolver, em 1966. Álbuns feito aquele não poderia ser fatiado em compactos.

Embora canções continuassem a ser vendidas em compactos. Eles passaram também a ser usados para impulsionar consumo de LPs O formato se segurou até meados dos anos 70. Acabou nos anos 80. Os compactos voltaram a ser fabricados com a revalorização do disco em vinil.
.

Últimas notícias