Choro

Conservatório Pernambucano celebra o Choro com concerto de Hamilton de Holanda

Dando inícios às comemorações do Dia Nacional do Choro, o Conservatório Pernambucano de Música começa sua programação com show do bandolinista nesta quinta (11)

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 11/04/2019 às 13:33
Foto: Divulgação
Apresentação do bandolinista será realizada em homenagem a Moraes Moreira, no dia 30 de abril - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Conservatório Pernambucano de Música dá início hoje às comemorações do Dia Nacional do Choro. A programação contará com workshops e oficinas de instrumentos musicais, além de concertos na sede da escola de música e no Teatro de Santa Isabel, todos gratuitos.

O evento deste ano, que homenageará o grande compositor e bandolinista pernambucano Rossini Ferreira, tem como principal atração a maior referência do gênero atualmente, o músico Hamilton de Holanda. O bandolinista fará um concerto hoje, às 20h, acompanhado pela Orquestra Matéria Prima, no Teatro de Santa Isabel, com entrada gratuita.

A apresentação será, para Hamilton, um reencontro especial com ícones do seu passado. Com raízes pernambucanas, ele teve contatos com Rossini, além de já conhecer os membros da orquestra com quem subirá ao palco.

No repertório, o artista toca, além de músicas do homenageado, duas composições suas: Capricho de Rafael e Balaio. O objetivo, segundo ele, é “expor a boa história do Brasil e valorizar o nosso tesouro: o choro”.

O músico também ministrará um workshop de bandolim hoje na sede do conservatório. “Eu vou falar, principalmente, sobre a improvisação na música e essa parte criativa momentânea que é tão importante para a linguagem do Choro” explica.

A programação do evento, que segue até o domingo (14), contará ainda com diversas outras oficinas e concertos. A intenção é, segundo Roseane Hazin, gerente geral do CPM, não só divulgar o estilo musical, como também oferecer formação técnica a novos instrumentistas.

Programação

Amanhã, o professor e integrante da Orquestra Matéria Prima, Maurício Cezar se junta ao músico Arthur Phillipe para realizar um workshop de introdução ao choro.

No fim de semana acontecerão oficinas de canto, percussão, sopro, cavaquinho e violão de seis e sete cordas, pela manhã e tarde do sábado (13).

O encerramento no domingo (14) será com os pianistas Levy Guedes e Elyanna Caldas, que apresentam o concerto Dois Pianos no Choro, no Auditório Cussy de Almeida. O percussionista Júnior Teles e o violonista Bozó 7 Cordas também participarão.

Últimas notícias