Expoentes

Banda de Pau e Corda recebe homenagem da Câmara Municipal do Recife

A solenidade reconhece a importância de nomes do forró para celebrar o Dia Municipal dos Forrozeiros

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/06/2019 às 17:47
Divulgação
A solenidade reconhece a importância de nomes do forró para celebrar o Dia Municipal dos Forrozeiros - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Banda de Pau e Corda é uma das homenageadas da Câmara Municipal do Recife em decorrência do Dia Municipal dos Forrozeiros, que acontece nesta quinta-feira (13), às 15h. O grupo, em atividade desde a década de 1970, é considerado um dos principais expoentes da tradição cultural de Pernambuco.

Criada em 2016, através da Lei nº 18.244/2016, a data busca reconhecer artistas que defendem e fortalecem o forró. Com 11 discos lançados, a Banda de Pau e Corda é parte de um dos momentos musicais mais efervescentes da música pernambucana. Com o lançamento do primeiro disco, “Vivência”, em 1973, o grupo iniciou sua trajetória mostrando que a música regional e a cultura popular também poderiam ser sofisticadas.

Conhecida pelo cuidado poético, a banda rapidamente conquistou muitos admiradores, como o escritor Ariano Suassuna e o sociólogo Gilberto Freyre, que escreveu a apresentação do álbum de estreia, inspirando contemporâneos e futuras gerações do Brasil todo a ressignificarem seu sotaque.  

SUCESSO

No último dia 25 de maio, a Banda de Pau e Corda fez o show de lançamento do disco “Banda de Pau e Corda – 45 Anos Ao Vivo”, que lotou o Teatro de Santa Isabel, no Recife. O trabalho, distribuído pela gravadora Kuarup desde 10 de maio, é o primeiro registro ao vivo do grupo e reúne suas canções mais simbólicas, como “Vivência”, “Flor D’Água (trilha sonora da novela “Maria, Maria”), “Areia” e “O Trem Tá Feio”, que foi trilha sonora da primeira versão da novela “Cabocla”. A turnê que celebra os 45 anos da banda segue em circulação e já conta com novas datas em outros estados, como Minas Gerais, onde o grupo se apresenta em Belo Horizonte em 4 de julho.  

Últimas notícias