Concerto

'Carmina Burana', de Carl Orff, é apresentada no Teatro Santa Isabel

Obra é uma das mais conhecidas da música clássica mundial

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/06/2019 às 13:00
Christiano Duhy/Divulgação
Obra é uma das mais conhecidas da música clássica mundial - FOTO: Christiano Duhy/Divulgação
Leitura:

Uma das obras mais conhecidas da música clássica mundial, Carmina Burana, de Carl Orff (1895-1982), é apresentada sexta (28) e sábado (29), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação reúne no palco do teatro histórico a Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR), a Sinfonieta UFPE e o Coro Infantil da Ópera de Papel, sob a regência do maestro Wendell Kettle.

Escrita em 1935 e estreada na Ópera de Frankfurt, em junho de 1937, a obra é uma cantata profana de poesias latinas medievais, mesclada com textos em baixo latim e baixo alemão, que foram extraídos de mais de duzentas peças poéticas compiladas pelo final do século 18. A maioria dos poemas foi escrita por um grupo profano de errantes chamados Goliardos, monges e menestréis desgarrados que se entregavam aos prazeres da carne.

A palavra Carmina é o plural de Carmen (em português, Canção) e o título inteiro significa Canções dos Beurens; esta última palavra se refere ao fato de que os textos escolhidos para esta cantata secular foram descobertos em 1803 em um velho mosteiro beneditino da Baviera, na Alemanha.

A cantata é emoldurada por um dos mais valiosos símbolo da Antiguidade, a Roda da Fortuna, uma parábola da vida humana exposta a constante mudança. Carmina Burana é uma obra de grande vigor rítmico-dramático com fortes acentos eróticos; a obra, inicialmente destinada para representação como ópera, venceu, porém, nas salas de concerto com sua estrutura explicitamente não-romântica.

O coro é de grande proporção, com adultos e crianças, e três solistas, com grande orquestra de instrumentação inédita – onde se destacam diversos instrumentos de percussão e pianos.

INGRESSOS

Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Informações: 3355-3323.

Últimas notícias