Disco

Rogerman lança EP com sete canções

Músicas trazem um viés para o pop

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 26/07/2019 às 10:54
Foto: Divulgação
Músicas trazem um viés para o pop - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Entre outubro e novembro de 2018, Rogerman gravou sete canções, repertório do EP Manhã de Amanhãs, que chega hoje às plataformas digitais. Um disco que vai surpreender quem segue sua carreira, iniciada nos anos 90, quando integrou a banda Eddie ou, a partir do início deste século, com a Bonsucesso Samba Clube. Um álbum de canções pop assoviáveis, para tocar no rádio: “Realmente existe este viés um pouco mais pop, mas é uma linguagem que sempre tive, porque faço música com violão”, explica Rogerman, em conversa por telefone, de São Paulo, para onde se mudou, segundo ele, definitivamente: “Aluguei casa na Lapa, vivia pensando nesta mudança há muito tempo. Estava me sentindo fora do contexto em Pernambuco”,explica.

O EP tem selo da Y.B, que também lançou o disco de estreia da Bonsucesso Samba Clube, em 2003: “Quando o pessoal escutou as músicas, me disseram que iam sugerir para trilha de novela da Globo”, comenta Rogerman. Não será de estranhar se alguma das músicas for incluída em novelas e chegar às paradas. Ele é coautor, com Fábio Trummer e Bernardo Vieira, de uma das canções mais bem sucedidas da cena pernambucana dos anos 90, Quando a Maré Encher, que estourou com Cássia Eller e foi lançada, em 2000 pela Nação Zumbi (no disco Rádio S.AMB.A).

A característica destas sete canções de Manhã de Amanhãs é o que Rogerman chama de refrão melódico. Só o solfejo da melodia, algo em que o Jorge Ben era craque, antes de acrescentar o “Jor” ao nome: “O disco ficou com esta cara porque decidi deixar que a música ficasse como é feita ao violão. Na Bonsucesso, eu trazia a composição e jogava pros caras. Cada um dava uma ideia, e a música ia sendo transformada, desconstruída, acabava bem diferente do original”, comenta Rogerman. Apesar de enfatizar o violão, ele não dispensa banda. Neste EP toca com Thiago Morais (baixo elétrico, teclados e programações, violão solo e cordas sintetizadas), Rodrigo Carvalho (bateria, pandeirola e percussões programadas) e João Victor (violão e guitarra).

REPERTÓRIO

No Apartamento, Jovem Eternamente, Lendo na Janela, Você Vai Saber de Tudo, Viver Até Cair, Você Partiu e Teu Cheiro, formam o repertório do álbum), produzido por Thiago Morais. Não dá pra destacar faixas, porque todas são impregnada de sabor pop e folk, meio Wilco meio Beatles, ou seja, tudo é pra tocar no rádio. Os shows do disco começam em setembro. Rogerman pretende lançá-lo também no formato físico, mas sem data definida.

Últimas notícias