Show

Gonzaga Leal e Isadora Melo celebram a noite em 'Insones e Intempestivos'

Apresentação acontece quinta-feira (29), no Café Liberal

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 29/08/2019 às 19:50
Divulgação
Apresentação acontece quinta-feira (29), no Café Liberal - FOTO: Divulgação
Leitura:

É com o gosto do reencontro com uma cena que já o encantou e da qual foi uma figura de destaque que Gonzaga Leal marca sua volta à noite recifense, quinta-feira (29). O cantor se apresenta ao lado de Isadora Melo no show Insones e Intempestivos, o primeiro de uma trilogia em homenagem à vida notívaga, às 21h, no Café Liberal.

Além de sua notória devoção à história da música popular brasileira, pode-se dizer, também, que ele é um sujeito que sabe como poucos escolher as companhias. Em suas últimas apresentações, Leal dividiu palco com nomes como Áurea Martins, Alaíde Costa e Cida Moreira, para citar apenas três grandes divas da MPB.

Há 20 anos afastado da cena noturna, dedicando-se às gravações de disco e a shows conceituais, Gonzaga lembra com carinho da época em que se apresentava neste circuito. Para ele, era um momento efervescente, no qual os talentos da cidade circulavam por diferentes casas, reunindo amantes da música e fomentando a cadeia produtiva local.

Seu retorno a esta cena, ele aponta, se dá em um momento em que um novo mapa cultural está sendo desenhado na capital pernambucana, com o fortalecimento de novos artistas e a criação de uma rede que ocupa espaços alternativos e de pequeno e médio porte.

ADMIRAÇÃO E AMIZADE

Não por acaso, ele se uniu a um dos nomes mais ativos da jovem geração da música pernambucana, Isadora Melo.

“Minha relação com Gonzaga começou há nove anos, quando eu ainda nem tinha carreira solo. Eu tinha o desejo de gravar um disco que celebrasse as cantoras da época do rádio e, através de Rafael Marques (músico), cheguei ao repertório riquíssimo de Gonzaga. Ele conhece muito de música brasileira e, ainda que o projeto não tenha sido aprovado, surgiu um diálogo muito bonito entre a gente, que dura até hoje”, pontua Isadora

“O nome deste show deveria ser Milagre (risos). É um momento de muita resistência e acho que essa busca por alternativas para a produção cultural é fruto de um resgate da noite. Este, aliás, é o primeiro de uma trilogia que contará ainda com Murmúrios da Noite, em parceria com Tonfil, e Partituras Para o Desassego, comigo, Isadora, Tonfil e Rafael Marques”, reflete o cantor.

Isadora Melo e Gonzaga Leal levarão ao palco do Café Liberal um repertório arrebatador, cheio de malícia e sensações avassaladoras, numa ode à arte, à noite, à dor, ao desassossego e à carnalidade. Entre as canções estão Esse Cara (Caetano Veloso), O Ébrio (Vicente Celestino), Solidão (Alceu Valença), Maldição (Amália Rodrigues), Esotérico (Gilberto Gil ) e Gente Humilde (Chico Buarque), todas costuradas por textos de Gonzaga.

A direção musical, arranjos, bandolim e viola recebem a assinatura de Rafael Marques; a direção cênica e repertório são de Isadora Melo e Gonzaga Leal e a cenografia e produção executiva ficaram a cargo de Jorge Féo.

Últimas notícias