música

Dia Nacional do Samba tem homenagens e pagode no Centro do Recife

Pátio de São Pedro e Pagode do Didi recebem eventos para homenagear o mais brasileiro dos ritmos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/12/2019 às 8:42
Foto: Heudes Régis/ArquivoJC Imagem
Pátio de São Pedro e Pagode do Didi recebem eventos para homenagear o mais brasileiro dos ritmos - FOTO: Foto: Heudes Régis/ArquivoJC Imagem
Leitura:

Hoje, 2 de dezembro, é celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional do Samba. Entre as capitais em que o gênero estabeleceu uma relação prolífica, Recife certamente está entre uma das principais. Para comemorar essa parceria, a Secretaria de Cultura do Recife realiza dois eventos hoje – todos abertos ao público. 

O Pátio de São Pedro recebe shows de Belo Xis e Wellington do Pandeiro, além de nomes como Carla Rio, Ramos Silva, Ana Xis, Luíza Pérola, Ely Peroais, Leno Simpatia, Cibely Alves e Gracinha do Samba. As apresentações têm previsão de início às 19h.
“Para nós é uma alegria muito grande manter viva essa tradição, em uma das cidades brasileiras que mais consome samba no país”, exaltaou Belo Xis, que foi também um dos homenageados do Carnaval do Recife neste ano.

No bairro de Santo Antônio, a programação será voltada a um tributo a um dos principais ícones do samba na cidade. O tradicional Pagode do Didi contará com uma estrutura especial montada para a realização de shows no local.

Com início às 17h, Seu Didi será homenageado por nomes como Lucinha Guerra, Nanau Nascimento, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Manoelzinho da Gigante, Flávio Araújo, Barata do Cavaco, Everton GG, Cris Galvão, China Sambay e Taiguara Borges (representante da nova geração do Samba no Recife). Além dos nomes relacionados ao gênero, Ademir Araújo, o Maestro Formiga, faz uma apresentação no dia unindo o frevo ao samba de gafieira.

Outro destaque do evento é a apresentação do grupo Terra, que completa 27 anos de carreira em dezembro. O sexteto, que já abriu shows de nomes como Almir Guineto, Lecy Brandão e Jorge Aragão, será o responsável por encerrar a noite de celebrações.

QG DO DIDI

Considerado o quartel general do samba no Recife, o Pagode do Didi tem um histórico importante com o gênero na capital. O espaço já recebeu, por exemplo, a presença de importantes nomes nacionais como Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e o grupo Fundo de Quintal – além de também ter se tornado berço e recebido vários talentos do estilo em Pernambuco.

“Essa turma toda que vem me homenagear já trabalhou comigo. O pagode aqui surgiu muito porque eu insisti e insisto até hoje nessa valorização. Lá foi o conservatório de muito pagodeiros daqui, para aprender, aprimorar. A maior parte deles hoje me consideram como um ícone, um pai do samba aqui”, diz Vlademir Ferreira, o seu Didi, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

O Pagode do Didi acontece na rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio (por trás dos Correios), desde 1981. Atualmente o espaço realiza toda semana rodas de samba segundas a cada 15 dias às 16h, quintas e sextas, abertas ao público, a partir das 19h.

Últimas notícias