UNDERGROUND

Festival RockRibe Woman evidencia o som feito por mulheres

BetterCup, Fire Machine, Limerick e Liv sobem ao palco do Pressão Mix Bar para mostrar trabalho

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 12/12/2019 às 17:02
Foto: Divulgação
BetterCup, Fire Machine, Limerick e Liv sobem ao palco do Pressão Mix Bar para mostrar trabalho - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Idealizado com o intuito de movimentar a cena cultural de Beberibe, bairro da Zona Norte do Recife, o Festival RockRibe realiza agora sua terceira edição, dessa vez voltado exclusivamente a bandas de rock lideradas por mulheres. Batizado RockRibe Woman, o evento acontece nesta sexta-feira (13), no Pressão Mix Bar, com shows de BetterCup, Fire Machine, Limerick e Liv, a partir das 20h.

“Sempre ouvi, nos bastidores de eventos que assessorei, queixas de que existe um machismo enorme nessa cadeia cultural. Eu concordo, mas não acredito que seja exclusividade do cenário. Acredito até que as pessoas que se envolvem com cultura estão bem menos inclinadas a isso”, explica o jornalista Danilo Mensil, que assina a produção do RockRibe junto a Fernando Parker.

“Também ouço com frequência, por parte das artistas, que elas só são convidadas para tocar em março – por conta do Dia Internacional da Mulher – e em Outubro, em ações ligadas à campanha Outubro Rosa. Por isso resolvemos fazer essa edição só com as minas do rock. É uma maneira de nós irmos contra tudo isso e contribuirmos com alguma mudança. Sei que ainda tem muito a ser feito para que alguma coisa mude, mas, no momento, foi a forma que a gente encontrou para dar apoio à busca das mulheres por equidade”, completa.

Vocalista da BetterCup, Larissa Moura conta que vê no evento um estímulo para que cada vez mais mulheres ocupem diferentes postos no mundo da música. “Participei da primeira edição do RockRibe, quando ainda não havia a ideia de uma edição centrada em mulheres. Achei importante a versão ‘Woman’ porque traz a questão da representatividade para cá, para o cenário rock”, opina ela, na estrada há 11 anos.

“Há alguns anos acontecia muito de eu ser a única mulher, contando com bandas e público, presente em um evento onde a gente ia tocar. Hoje eu vejo uma mudança forte, mais mulheres compondo os line up. Acredito que eventos assim são um tipo de chamado, principalmente para o cenário underground, de que é importante a participação de todo mundo nessa luta”, completa Larissa.

Aproveitando o ensejo de acontecer em uma sexta-feira 13, o RockRibe Woman terá personagens de clássicos filmes de terror animando o público, desfile e concurso de fantasias temáticas, além de feirinha com produtos e serviços relacionados ao universo musical.

SERVIÇO:

Festival RockRibe Woman – sexta-feira (13/12), a partir das 21h, no Pressão Mix Bar (Av. Beberibe, 2434, Beberibe). Ingressos: a partir de R$ 10, à venda nas lojas Vitabrasilnet e através do site bilheteriadigital.com.

Últimas notícias