Metal pernambucano

DVD de documentário sobre metal pernambucano será lançado neste sábado

DVD será lançado no Recife neste sábado (25) com shows e exibição do filme

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/01/2020 às 11:05
divulgação
DVD será lançado no Recife neste sábado (25) com shows e exibição do filme - FOTO: divulgação
Leitura:

Depois de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, o documentário Pesado - Que Som é Esse Que Vem de Pernambuco virou DVD. Para celebrar a conquista da cena underground do Estado, haverá neste sábado (25), a partir das 19h, um show de lançamento. O evento acontece no Darkside Studio (Rua Barão de São Borja, 89, Soledade, na região central do Recife) e terá como atrações as bandas Realidade Encoberta e Pandemmy, além do duo PESADO DJ SET e exibição do filme.

Produzido pela Jaraguá Produções em 2017 com recursos do Funcultura, o filme aborda a resistência de mais de três décadas de artistas, produtores de eventos, lojistas, fanzineiros e fãs em curtir e fazer heavy metal num Estado tão diverso do ponto de vista artístico como Pernambuco. Na opinião do roteirista Wilfred Gadêlha, fazer metal em Pernambuco é diferente de outras regiões do Brasil.

“Aqui a gente tem uma coisa muito forte da cultura popular, do Carnaval e do São João. Isso fica evidente na produção de música desse segmento pesado, mesmo que seja para negar o ambiente em que a gente vive. Ou seja: esse universo diverso culturalmente é um elemento forte na cena, porque o metal foi ‘obrigado’ a conviver com isso”, diz Gadêlha, que escreveu o livro Pesado - Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco, já em sua segunda edição, base para o roteiro do documentário.

O filme foi rodado em sete cidades pernambucanas, incluindo Caruaru, durante o São João de 2016. A produção, que é dirigida por Leo Crivellare, realizou mais de 70 entrevistas. Fatos como a dificuldade no acesso a discos e shows, o preconceito contra os metaleiros e a convivência com estilos musicais como o punk e o manguebeat são retratados no documentário. Pesado passou por festivais por todo o Brasil, sempre sendo bem acolhido tanto pela crítica quanto pelo público.

Para a viabilização do DVD, um pedido antigo dos fãs, Gadêlha promoveu uma campanha de financiamento coletivo, tendo também a colaboração dos selos independentes Your Poison e Óliver Discos. “O fã de metal é um dos mais fiéis entre os do universo da música. Na maioria das vezes, faz questão de ter o produto físico, mesmo nestes tempos de streaming. Além disso, colocamos uma série de extras e também um encarte com textos e fotos exclusivas. Isso simboliza eternizar e deixar para as próximas gerações um legado de quem estava no início da cena”, reforça Gadêlha.

Caruaru

Na Capital do Forró, o show de lançamento será no dia 8 de fevereiro, gratuito, com as bandas Storms e Snake Blood, ambas locais, no Metal Beer, tradicional point dos amantes do som pesado de Caruaru. Também haverá exibição do filme e discotecagem do duo PESADO DJ SET, que tem Gadêlha e o ilustrador Osman Frazão como integrantes.

Serviço

O quê?

Show de lançamento do DVD do documentário Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco, com Realidade Encoberta, Pandemmy e PESADO DJ SET

Quando?

Sábado, 25 de janeiro

Onde?

Darkside Studio - Rua Barão de São Borja, 89, Soledade, Recife

Quanto?

Ingressos a R$ 20

Últimas notícias