Festival de Frevo 2019

Getúlio Cavalcanti perde primeiro lugar do Festival de Frevo; saiba o motivo

Compositor diz que foi um amigo que postou a música no Youtube

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 06/02/2020 às 15:10
Leitura:

O frevo de bloco Geninha, a Dama da Ribalta, de Getulio Cavalcanti, classificada em primeiro lugar na categoria frevo de bloco, no Festival Nacional do Frevo - 2019, foi desclassificada, com ascensão de Resta Sorrir, de Rafael Marques Santos e José Manoel Carvalho Neto, para o primeiro lugar, e para segundo, Troças e Cordões, de Mariana Disessa Brandão e Veruska Tavares Moreira. A desclassificação da composição de Getúlio Cavalcanti foi tornada publicada, na edição do dia 6 de fevereiro, do Diário Oficial do Recife, assinada por Leocádia Alves da Silva, secretária de cultura, e Diego Targino de Moraes Rocha, diretor presidente da FCCR

A desclassificação do frevo de bloco, um mês depois da realização do festival, ampara-se no descumprimento do item 4.2 e 9.1 do regulamento. O item 4.2 exige o ineditismo da composição, incluindo rádio, TV, e Internet. Descobriu-se que a composição de Getúlio Cavalcanti circulava na Youtube há dez anos. Portanto, sua música não é inédita, como exigia o regulamento. Getúlio Cavalcanti é um campeão dos carnavais pernambucanos, sendo inclusive o segundo colocado no festival 2019, na categoria frevo canção, revelou que entrou uma ação para reivindicar de volta o primeiro lugar para Geninha a Dama da Ribalta.

NO YOUTUBE

“Na verdade, eu nem me lembrava. Fui convidado para uma festa, tinha feito a música um dia antes, e cantei na festa. Felipe, um amigo nosso, gravou e colocou no Youtube. Mas a música, além de ser diferente nesta versão, nunca foi gravada em disco. Ela passou por várias comissões e ninguém conhecia. Neste tempo todo, o frevo tem só umas 700 visualizações. O processo vai ser julgado no dia 25 de março e estou quase certo que o juiz vai me dar ganho de causa”, comentou o compositor.

Rafael Marques e Zé Manoel, são músicos da nova geração pernambucana. O primeiro é maestro da Orquestra Malassombro e o segundo considerado uma revelação como cantor e compositor. Segundo Amaro filho, produtor da Orquestra Malassombro, não foram os autores do reclassificado de segundo para primeiro colocado que denunciou do não ineditismo da composição de Getúlio: “Não temos nada contra Getúlio pessoalmente, embora trabalhe com Rafa, mas para um cara como ele que tem grandes músicas de Carnaval, acho que ficou muito chato”, comentou Amaro Filho. 

Últimas notícias