FESTA DA PITOMBA

Começa neste domingo a 354ª Festa da Pitomba

A Festa da Pitomba já acontece há mais de três séculos

Do NE10
Cadastrado por
Do NE10
Publicado em 24/04/2011 às 14:07
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
FOTO: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

Começam neste domingo (24) as tradicionais festividades a Nossa Senhora dos Prazeres, nos Montes Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, ou, como é mais conhecida, a Festa da Pitomba. Em sua 354ª edição, a festa, que vai até o dia 2 de maio, será aberta por Naná Vasconcelos, com a apresentação do espetáculo 1ª Noite dos Tambores Falantes, programado para ter início às 20h.

Com tema "A Cultura e a Arte de Todos Nós", a festa secular reunirá, em sua abertura, o multi-instrumentista Naná Vasconcelos e os maracatus ação Porto Rico, Nação Aurora Africana, Leão de Campina, além do Afoxé Oyalaxé, Kawo Kaby Efile e Xangô Alafim. O espetáculo, que consagra o culto religioso dos terreiros, foi batizado de 1ª Noite dos Tambores Falantes porque a palavra tupi "Guararapes", de acordo com a diretora de Cultura da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Celinha Santos, quer dizer "tambores falantes".

Já no domingo, tem início a programação do Palco de Eventos, o principal da festa, com o show do Rei do brega, Reginaldo Rossi, fechando a noite a partir das 22h. Durante todo o evento, subirão nomes conhecidos dos mais diversos estilos musicais, como as bandas É o Tchan, Molejo, Sorriso Maroto e o cantores Alexandre Pires e Augusto Cezar, além de bandas locais de sucesso, como Faringes da Paixão, Patusco e Só na Marosidade. “Em cada noite teremos um ritmo para animar o público. Atento à programação, o público pode ir ao Palco de Eventos já sabendo o que vai ouvir e ver. Os shows são sempre das 18h até à meia-noite”, explicou o coordenador de eventos, Renato Alves.

A partir da segunda-feira (25), também haverá uma séries de apresentações culturais com grupos folclóricos, cordelistas e cirandeiros sempre às 11h e às 16h, no Palco Cultural, localizado na Praça dos Canhões. No local, também serão ministradas a estudantes e escolas municipais, estaduais e particulares, oficinas de arte, folclore, meio ambiente, dança e esportes.

Entre as 17h e 18h, aulas de dança, de ritmos que vão desde o xaxado ao bolero, passando pelo frevo e o forró, serão ministradas, a pessoas de todas as idades, pela Companhia de Dança Waldeck Farias. Sempre a partir das 22h, atrações musicais subirão ao Palco Cultural. Entre elas, Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Geslane Lopes e Josildo Sá.

LULA CÔRTES - Na terça-feira (26), foi programada uma homenagem ao multiartista Lula Côrtes, que faleceu na madrugada do último dia 27 e também era assessor especial da Secretaria de Cultura de Jaboatão. A homenagem tem início às 17h, no Palco Cultural, com a Cobra Cordelista e vários outros artistas fazendo versos e emboladas.

FEIRA LITERÁRIA - A Festa da Pitomba também será palco da 1ª Feira Literária de Jaboatãodos Guararapes, a Fliguara. Com uma programação composta por oficinas de oficinas de poesia, conto e crônica, além de palestras, mesas redondas, bate-papos literários, recitais, exposições e feiras de livros das principais editoras de Pernambuco.

Alguns dos temas a serem discutidos no evento são o centenário de nascimento do poeta Benedito da Cunha Melo, a poesia pernambucana, a importância do Conselho de Cultura e a discussão sobre a fundação da Academia Jaboatanense de Letras.

Entre os curadores da Fliguara estão o poeta Natanael de Lima Jr, o professor Nildo Barbosa e a diretora de Cultura da Prefeitura de Jaboatão, Celinha Santos.

Confira a programação do palco principal da 354ª Festa da Pitomba:

Domingo (24)

18h - Banda Kitara
20h - Faringes da Paixão
22h - Reginaldo Rossi

Segunda-feira (25)

18h - Ponte do Forró
20h - Beto Dantas
22h - Bichina Arrumada

Terça-feira (26)

18h - Só na Marosidade
20h - Shampoo
22h - Patusco

Quarta-feira (27)

18h - Augusto Cezar
20h - Daniel Bueno
22h - Thony e Rony

Quinta-feira (28)

18h - Santinha
20h - Carol e Forrozão
22h - Santropê

Sexta-feira (29)

18h - Kebraew
20h - Excesso de Bagagem
22h - É o Tchan

Sábado (30)

18h - Edilza Ayres
20h - Vates e Viola
22h - José Augusto

Domingo (1)

17h - Barca Maluca (Infantil)
18h - Léo Guilherme
20h - Mano e Mariely
22h - Sorriso Maroto

Segunda-feira (2)

18h - Molejo
20h - Sambastar
22h - Alexandre Pires

Últimas notícias