1º de Maio

Festa da Lavadeira realizada sem os palcos

Evento no Paiva foi liberado de última hora pelo governo do Estado

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/05/2011 às 20:28
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
FOTO: Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Leitura:

Fim da tarde deste domingo (1º), ciclistas cobertos de lama da cabeça aos pés já podiam ser vistos nas proximidades da Ponte do Paiva. Um sinal de que a tradicional Festa da Lavadeira, no Cabo de Santo Agostinho, estava acontecendo perto dali. Após o impasse sobre a realização do evento, a festa aconteceu sem os palcos que marcaram edições anteriores. Mesmo assim, muita gente compareceu e defendia a continuidade da festa.

Logo na entrada, um grupo de grafiteiros pintava painéis de madeira. Neles, era possível ler frases como: “25 anos de resistência / Festa da Lavadeira”, “Odebrecht x cultura”, “A festa é do povo” e “O Paiva não é Auschwitz”, em referência ao campo de concentração Nazista.

Também podiam ser vistas pessoas comercializando alimentos e policiais fazendo a segurança. No lugar dos palcos, um trio elétrico recebeu as atrações, como grupos de coco e maracatu. O público dançou em volta do trio até o final.

Ao final, o coordenador da festa, Eduardo Melo, também apostava na continuidade. “A Festa da Lavadeira está além. Seria ótimo manter aquela estrutura. Mas estas objeções sugerem que a festa pode usar muito mais o chão do que o palco. Nossa origem é no chão. A festa tem a identidade da cultura popular. Ficou como se fosse uma grande vitória. A força e o amor do pernambucano por sua cultura”, afirmou.

com informações de Eugênia Bezerra, Caderno C/JC

Últimas notícias