TRIUNFO

Praça Walt Disney se destaca no Festival de Triunfo

Obra dos cineastas Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira discute também a ocupação dos espaços urbanos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/08/2011 às 20:31
Foto: Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O cinema pernambucano, mais uma vez, apresenta um olhar crítico sobre a ocupação urbana e a verticalização do Recife. Desta vez foram as lentes dos cineastas Renata Pinheiro e Sérgio de Oliveira que questionaram a perda da identidade da cidade através do filme Praça Walt Disney - exibido hoje à tarde no Festival de Cinema de Triunfo dentro da mostra competitiva de curtas-metragens pernambucanos.

No bairro de Boa Viagem uma praça denominada Walt Disney chamou a atenção dos diretores. Rodeada por prédios muito altos, ela se perde em meio à invasão urbana e praticamente não é notada pelos pedestres. A partir desse ponto, Renata e Sérgio se propõem a investigar elementos dessa região recifense extremamente verticalizada através de um documentário que faz uso também de elementos ficcionais.

Os diretores recorrem a imagens antigas de determinados lugares e sempre conseguem apontar algo de novo.  O próprio nome da obra (e da praça) remete a um imaginário problemático e que é tratado aqui de uma forma muito sutil, apoiada pela trilha sonora e montagem ágil. Foram exibidos também no programa: Brecha, de Júlia Araújo e Natália D´Emery, Com paixão, de Alexandre Lucena e Café Aurora, de Pablo Polo.

Na competição nacional, o filme a Fábula das três avós agrada pelo universo mágico que envolve toda a narrativa. A produção de Daniel Turini mostra uma jovem que tenta lidar com o sentimento de perda, depois do falecimento da mãe. Uma fábula divertida e simples sobre a morte. Duas vidas para Antônio Espinosa, dos realizadores Caio D´Andrea e Rodrigo Fonseca, que fechou a mostra é interessante por ser um western brasileiro com claras referências aos filmes de Sérgio Leone.

Últimas notícias