LUTO

Morre Zenildo Caldas, arquiteto e urbanista pernambucano

O arquiteto foi sepultado nesta sexta (30/11), às 16h, no Cemitério Parque das Flores

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/11/2012 às 18:01
Leitura:

O arquiteto e urbanista pernambucano Zenildo Caldas faleceu nesta quinta-feira (29/11) à tarde, depois de uma parada cardíaca. Nome atuante, foi responsável por construções relevantes da arquitetura da Região Metropolitana do Recife, como o Cemitério Parque das Flores e o Colégio São Bento, além de ter sido um dos fundadores do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Junto com seus irmãos Zildo e Zamir, Zenildo foi um dos membros do escritório Sena Caldas e Polito. "Esse foi um escritório que formou diversas gerações de arquitetos no Estado", aponta Luiz Amorim, professor de Arquitetura da UFPE e estudioso do modernismo local.

Outro ponto de destaque da trajetória de Zenildo foi sua atuação como urbanista. Entre 1984 e 1988, dirigiu o departamento de desenvolvimento urbano da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife. Foi nesse período que criou a Lei de Uso de Ocupação do Solo do Município. "A legislação criada por Zenildo é uma das grandes já feitas na nossa cidade. Inclusive, é bem melhor do que a gente tem até hoje", explica Amorim.

Apesar de ter morrido por conta da parada cardíaca, Zenildo já sofria com uma insuficiência renal e fazia hemodiálise.

Últimas notícias