CIÊNCIA

Livro questiona teoria de Darwin

O ensaísta e ativista Agassiz Almeida lança novo livro questionando filosoficamente a obra do naturalista inglês

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/03/2013 às 3:14
Leitura:

O promotor aposentado, ativista dos direitos humanos e ensaísta paraibano Agassiz Almeida tem uma longa carreira dentro do campo da militância política: ajudou a fundar as ligas camponesas, foi preso pela ditadura militar e depois a combateu como deputado federal – chegou até a participar da Assembleia Constituinte de 1988. Autor de diversas obras sobra a história política brasileira, ele lançou recentemente sua nova empreitada, em caminho completamente diverso: o livro O fenômeno humano: os reais objetivos da viagem de Charles Darwin no H. M. S. Beagle (Contexto, 400 páginas, R$ 40), espécie de análise filosófica sobre a teoria da evolução darwiniana.

Segundo o autor explica na apresentação da obra, sua motivação para mergulhar no tema foi uma pergunta. “Como podemos projetar o homem nos próximos quatrocentos ou quinhentos anos?” Para ele, as hipóteses científicas do evolucionismo possuem lacunas.

A obra expõe as circunstâncias históricas da viagem de Darwin – uma “enorme farsa”, diz ele –, mostrando que iam além dos interesses do jovem pesquisador pelas ciências naturais. Segundo Almeida, o navio H. M. S. Beagle havia sido feito para guerra e, com ele, a coroa britânica tinha intenção de ampliar também seus domínios.

Outras críticas do autor paraibano são dos erros científicos de Darwin, questionados a partir do conhecimento atual científico. O argumento é relativamente fraco porque o cientista inglês faz suas análises com os aparatos da época – e, ao mesmo tempo, negar detalhes das descobertas (e interesses políticos) não é negar a hipótese.

Leia a matéria completa no JC desta quarta (27/3)

Últimas notícias